CPI da Barragem de Salto Grande realiza última reunião


05/11/2019 15:51 | Barragem Salto Grande | Ines Jordana - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Rafa Zimbaldi e Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243290.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira e Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243291.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243292.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena, Adalberto Freitas e Marcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243293.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Barragem Salto Grande<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após esclarecimentos, informações e dados prestados pelo Ministério Público, pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) e por representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio ambiente, os parlamentares membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar a segurança da Barragem de Salto Grande, localizada no município de Americana/SP, aprovaram na terça-feira (5/11), o Relatório Final dos trabalhos da CPI, elaborado pelo deputado Rafa Zimbaldi (PSB), que afirma não haver risco de rompimento.

"Com base nesses depoimentos, concluímos que a barragem é segura e hoje não oferece nenhum risco de rompimento", explicou o relator.

Ao longo de seis meses de duração, a CPI realizou seis reuniões e visitas técnicas em Americana para investigar e analisar de perto a real situação do local.

A preocupação pela segurança da barragem teve início após uma reportagem divulgada em fevereiro deste ano, pela Rede Bandeirantes, alertando para o perigo de que os municípios de Piracicaba e Limeira poderiam ser atingidos por um risco iminente de rompimento da represa.

Os parlamentares comentaram sobre a poluição encontrada nos rios desses municípios e deverão encaminhar um relatório sobre o assunto às comissões de Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Assuntos Metropolitanos. "Para que em conjunto com o Ministério Público e o Governo de Estado possam trazer aos munícipios a responsabilidade da despoluição dos rios", informou o deputado Rafa Zimbaldi.

Segundo o presidente da CPI, deputado Roberto Moraes Morais (CIDADANIA), a despoluição vai atrair novamente o turismo para o município de Americana. "Nós tínhamos duas praias maravilhosas que proporcionavam lazer e diversão e geravam emprego. Isso não existe mais. Queremos a limpeza da barragem para que possamos voltar a gerar emprego e renda para a cidade", finalizou.

Os parlamentares pretendem, ainda, encaminhar relatórios para a Arsesp, Anel e a todos os municípios no entorno do rio Atibaia.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Adalberto Freitas, Luiz Fernando T. Ferreira, Marcio Nakashima e Ricardo Madalena.

alesp