Curso de reparo de equipamentos hospitalares nas Etecs

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
06/05/2020 15:11 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Professor Kenny

Compartilhar:


Projeto de lei apresentado na Alesp, de autoria do deputado Kenny Mendes (Progressistas), prevê a criação do curso técnico de Reparo e Manutenção de Equipamentos Biomédicos nas unidades das Etecs do Estado.

O objetivo é capacitar profissionais específicos para lidar com o maquinário hospitalar e, ao mesmo tempo, contribuir para a economia de municípios e do Estado nos gastos sistemáticos com reparos. A matéria estabelece que unidades de saúde (municipais e estaduais) possam, por meio de convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ter os equipamentos com problemas recuperados pelos estudantes nas aulas práticas.

"Abre-se um futuro promissor para esses alunos em um setor que tende a crescer e, ao mesmo tempo, possibilita a diminuição de custos aos órgãos públicos", explicou o parlamentar. Conforme o Registro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), dos 65.411 ventiladores mecânicos dos hospitais públicos e privados do País, 3.639 (ou 5,6% do total) estão fora de uso por necessidade de conserto.

Para o progressista, a epidemia da Covid-19 mostrou que toda a cadeia de logística e serviços em torno da saúde terá de ser repensada. "Os milhares de respiradores que estão sendo adquiridos agora, no combate ao coronavírus, precisarão de manutenção no futuro para utilização também por pacientes de outras doenças", analisa.


alesp