Parlamentar defende criação de Central Única de Regulação

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
06/05/2020 14:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid é autor do PL apresentado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248774.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, poderá instituir uma Central Única de Regulação e uma Fila Única Estadual para a internação de pacientes diagnosticados ou com a suspeita de contaminação por Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A medida consta do Projeto de Lei 252/2020, do deputado Edmir Chedid (DEM).

De acordo com o parlamentar, os leitos de UTIs das redes pública e privada de saúde do Estado deverão ser prontamente disponibilizados aos pacientes indicados pela Central Única de Regulação. "Essa é uma forma efetiva de garantir a agilidade no atendimento prestado gratuitamente à população que for diagnosticada ou mesmo estiver com a suspeita dessa doença", complementou.

Membro efetivo da Comissão de Saúde, Edmir Chedid explicou que, em relação à Fila Única Estadual, caberá ao governo, a partir da Central Única de Regulamentação, gerenciar o atendimento aos pacientes. "A Central integrará todos os sistemas de regulação existentes no Estado e nos municípios para encaminhamentos de pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença."

Na ocasião, o parlamentar explicou que tem defendido na Alesp a urgência da análise e votação do PL 252/2020. "A Central Única de Regulação e a Fila Única Estadual possuem caráter temporário, existirão só enquanto durar a pandemia. Por isso, é necessário que essa matéria seja discutida e aprovada em benefício da população", finalizou.


alesp