Alesp sedia entrega da Medalha Ruth Cardoso a mulheres que promovem o protagonismo feminino no País

Em sua 14ª edição, evento reconhece ações afirmativas e de combate à violência e preconceito
06/06/2023 19:07 | Reconhecimento | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Medalha Ruth Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalha Ruth Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalha Ruth Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalha Ruth Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orgulho, reconhecimento e muita emoção marcaram a entrega da Medalha Ruth Cardoso, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (5). Concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado, a honraria destaca mulheres e entidades sociais que desenvolvem ações em prol do protagonismo feminino. A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) foi a anfitriã do evento na Casa.

As agraciadas com as medalhas foram: Ana Karin Andrade, presidente do Instituto Mulheres Solidárias; Cláudia Luna, advogada especialista em gênero; Elza de Souza, secretária de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo; Joseane Silva, presidente da ONG Mulher-Reviva; Márcia Rocha, advogada transexual; e a Patrulha Maria da Penha do município de Rio Claro.

"Todas as mulheres que estão aqui têm uma história para contar de avanços, quedas e superações que incentivam outras mulheres. Esse é o nosso papel. Não basta ser mulher, tem que ter compromisso com as nossas mulheres. Aí, sim, teremos a nossa representatividade", afirmou a parlamentar Maria Lúcia Amary, que atuou como conselheira do CEDF por oito anos. O Conselho foi o primeiro órgão governamental de gênero criado no País, em 1983.

Carinho

Outra participante central da homenagem foi a delegada Rosmary Corrêa, conhecida como delegada Rose, primeira titular de uma Delegacia da Mulher no mundo. "Realmente, são mulheres que estão aqui hoje na qualidade daquelas que realmente nos representam, em São Paulo e no País. Sozinhas, não fazemos nada. Que essa medalha seja usada com muito carinho e amor. É nosso o orgulho de poder compartilhar isso com todas vocês", agradeceu ela.

Conselho

O Conselho Estadual da Condição Feminina é formado por 32 conselheiras. Entre as suas atribuições estão a de formular diretrizes e promover atividades que visem à defesa dos direitos da mulher e à eliminação das discriminações. Cabe a ele, também, assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração de programas de Governo em questões relativas à mulher.

O papel de Ruth

Na década de 1970, Ruth Cardoso foi uma das pioneiras na discussão de temas ligados aos movimentos feministas, de orientação sexual e étnico-racial. Tornou-se primeira-dama do Brasil com a posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1º de janeiro de 1995. Durante os dois mandatos de seu marido, manteve constantes seus diálogos intelectual e político. Ela ainda promoveu ações de assistência social voltadas às políticas de combate à pobreza no País. Ruth faleceu em 24 de junho de 2008, aos 78 anos.


alesp