Cenário da educação profissional e tecnológica paulista volta a ser debatido no Parlamento Paulista

Participantes da audiência afirmam que há um plano desmonte e privatização do Centro Paula Souza, que inclui reestruturação administrativa com demissões em massa, sucateamento da infraestrutura e alteração na missão institucional
06/06/2025 16:39 | Ensino profissionalizante | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Evento debate situação das Etecs e Fatecs<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estudantes denunciaram a carência de docentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula: projeto consciente de sucatização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cara: fazer educação barata e de péssima qualidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carmen: interlocução difere de alinhamento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Menos de um mês após o ensino profissionalizante ter sido debatido na Assembleia Legislativa de São Paulo, a situação das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) voltou ao centro do debate. Nesta sexta-feira (6), a audiência pública foi conduzida pela deputada estadual Paula da Bancada Feminista (Psol). Os participantes do evento - alunos em sua maioria - afirmaram que há um plano em curso, por parte do Governo paulista, visando o desmonte e a privatização do Centro Paula Souza (CPS), autarquia responsável pela educação profissional paulista.

As ações visando o enfraquecimento das Etecs e Fatecs incluiriam a reestruturação administrativa com demissões em massa de cargos comissionados, sucateamento da infraestrutura dos prédios e alteração na missão institucional do Centro. "Na verdade, a gente vê não só uma não priorização, como um projeto consciente de sucatização do que deveria ser um projeto importante e fundamental para o estado de São Paulo que é o Centro Paula Souza, por meio das Etecs e Fatecs", disse a deputada, criticando a política educacional da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Docentes da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara e Carmen Moraes endossaram que a proposta de modernização do CPS, alegada pelo Governo paulista, esconde uma proposta de privatização progressiva, com apoio de entidades privadas que já possuem parceria com o CPS. "A estratégia é fazer uma educação profissional barata, de péssima qualidade e que não trabalhe na perspectiva da educação integrada no ensino médio", salientou Cara, que é egresso de Escola Técnica.

"Entre 2004 e 2008, houve 373 convênios, 97 para a criação de classes descentralizadas e implantação de Etecs e Fatecs em parcerias com o setor privado. Uma coisa é a interlocução com esse setor, porque afinal somos escolas profissionais e temos que formar trabalhadores para esse mercado, outra é o alinhamento completo", realçou Carmen.

Professores e servidores de Etecs e Fatecs demonstraram insatisfação com alterações nas carreiras, especialmente a mudança no sistema remuneratório, de vencimentos para subsídios. "O subsídio significa você somar quinquênio, sexta-parte, todas as suas gratificações, todos os seus direitos e transformar num salário que nunca mais vai mudar. Então, você ganha agora e depois, adeus", declarou a professora Sirlene Maciel, que também faz parte do mandato coletivo da Bancada Feminista na Alesp.

Na audiência da Alesp, os estudantes denunciaram a carência de docentes, disciplinas sem professores titulares, além de problemas como falta de energia elétrica e merenda.

Assista à audiência pública na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp