Audiência Pública em São Carlos ressalta melhorias na área da educação e saúde

Audiências Públicas Orçamento 2020 - São Carlos
06/09/2019 16:41 | Participação popular | July Stanzioni - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento São Carlos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucão Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A segunda reunião da audiência pública do Orçamento 2020 aconteceu na noite desta quinta-feira (5/9) na cidade de São Carlos, há 240 km da capital paulista. O encontro foi presidido pelo deputado Castello Branco (PSL), que fez questão de ressaltar a importância em se ouvir às demandas da região. "Essa audiência pública foi um sucesso, houve representatividade em muitas áreas. As principais demandas da região são infraestrutura, saúde, educação que foi um pilar forte, em especial sobre os salários dos professores. Foi um encontro bastante rico de informações".

O parlamentar enalteceu também o polo tecnológico que a região de São Carlos se tornou. "Hoje a região faz parte do cluster aeroespacial brasileiro que é composto por Gavião Peixoto, Sorocaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e Campinas. Cidades importantes de desenvolvimento e tecnologia. São Carlos tem um projeto de balões dirigíveis de alto nível, de engenharia reversa forte. É uma cidade geradora de tecnologia. Está no centro do Estado, é estratégico".

Entidades e a população participaram da reunião trazendo demandas, principalmente na área da educação. Neuza Ribeiro, conselheira estadual, discursou os maus salários dos profissionais da educação estadual, além do fechamento das salas do ensino médio noturno.

Outras demandas foram do ex-vereador da cidade, Lineu Navarro, sobre a situação dos professores reabilitados e do Campus 2 da USP na cidade que está fechado. Já o vereador em exercício da cidade, Moisés Lazarini (DEM), afirmou ser preciso melhorar a segurança e salário dos policiais militares.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes (MDB), a falta de leitos da UTI da Santa casa de São Carlos é um dos principais problemas do município. "Tivemos uma audiência em nossa cidade há poucos dias sobre a falta de leitos na nossa UTI na Santa Casa e ainda estamos aguardando agenda do secretário estadual de Saúde para essa questão. Espero que essa audiência nos ajude na conquista dessas demandas de hoje, em especial esta da Santa Casa, uma vez que ela atende também outras cidades da região".


alesp