Bauru recebe encontro para debater o orçamento do próximo ano

Audiências Públicas Orçamento 2020 - Bauru
06/09/2019 19:30 | Participação popular | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Roberto Martins Segalla<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública do Orçamento Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Bauru foi a terceira a receber a maratona de audiências públicas realizadas em todo o Estado que discutem o orçamento de 2020. O encontro foi presidido pelo deputado Dirceu Dalben (PL) nesta sexta-feira (6/9). O município está localizado a 345 km da capital e é responsável por 7,2% da produção agrícola do Estado, juntamente com 30% da produção industrial. Na reunião foram apresentadas demandas para a saúde, a cultura a infraestrutura e a educação.

A diretora estadual da Apeoesp, Suzy da Silva, teve como principal pauta de suas reivindicações a melhora na estrutura das escolas, a falta de funcionários, além da valorização dos servidores da área da educação. "O piso salarial dos professores do Estado de São Paulo está abaixo daquilo que é proposto no plano nacional de educação", declarou. Ela disse ainda que o projeto do governo que propõe tempo integral nas escolas pode se tonar um depósito de crianças dentro das unidades de ensino caso não haja um devido investimento.

João Thomaz Diaz Parra, juiz diretor da 3ª terceira região administrativa judiciária com sede Bauru, apresentou em seu pleito a necessidade de uma reforma e ampliação do prédio do fórum da cidade. "O poder judiciário estadual está divido em oito locais distintos e isso causa uma dificuldade enorme para a população, que muitas vezes se confunde no endereço a qual tem que se dirigir". Parraz explica que existem prédios que são alugados, gerando um gasto anual de R$ 1 milhão, além dos serviços terceirizados.

O presidente da Câmara Municipal da cidade, José Roberto Martins Segalla, também pediu que fosse inclusa ao orçamento a construção de um novo prédio para a Câmara de Bauru. "Nós já temos o terreno e estamos apresentando um pleito para que o orçamento nos propicie recursos para a construção de uma nova casa de leis".

Forma apresentados também pedidos de investimento nos distritos industriais para auxiliar no desenvolvimento econômico, além da construção de um viaduto em uma das principais vias da cidade.

Para o deputado Dirceu Dalben, a reunião foi muito produtiva, enfatizando a representação de diversas áreas. "Foi possível observar como a nossa sociedade é plural, foram várias demandas em várias áreas. Dessa forma podemos contribuir com essas informações na formação do orçamento do ano que vem".

A próxima audiência ocorrerá na próxima segunda-feira (9/9) no município de São José dos Campos, às 15h.


alesp