Universidade do Ceará fará teste com a fosfoetanolamina em humanos


06/10/2017 17:44 | Da assessoria do deputado Ricardo Madalena

Compartilhar:


A Universidade Federal do Ceará (UFC) dará andamento aos testes com a fosfoetanolamina, conhecida como a "pílula do câncer". O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) obteve financiamento para continuar com a pesquisa e, na UFC, tais estudos estão entrando na fase clínica, etapa em que há participação de humanos.

Fazer testes para comprovar a eficácia do medicamento é uma das maiores conquistas do mandato do deputado Ricardo Madalena, responsável por iniciar os trabalhos para que a medicação tivesse o apoio de todos os governos.

"Essa é a grande notícia que estávamos esperando. Temos muito que comemorar. Creio que estamos propiciando esperança de vida a muitas pessoas que sofrem desta enfermidade. Estamos falando aqui de uma medicação que pode ter um potencial enorme de curar o câncer. Que notícia pode ser melhor que esta?", disse o deputado.

O químico Gilberto Orivaldo Chierice, professor da Universidade de São Paulo (USP), é o responsável por desenvolver essa substância, que sinaliza as células cancerígenas facilitando ao organismo doente curar o câncer.

A vice-presidente do Instituto Viva Fosfo Gilberto Chierice, Bernardete Cioffi, disse que os testes que serão feitos pela UFC determinarão o caminho que a fosfoetanolamina percorre no corpo e qual o tempo pelo qual permanece ativa. Assim, é possível determinar a dosagem diária a ser ingerida.

alesp