Exposição retrata luta dos negros contra preconceito


06/11/2018 18:29 | Exposição | Da Redação - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Exposição A Alma do Povo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227250.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A Alma do Povo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A Alma do Povo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A Alma do Povo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A Alma do Povo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hosana Meira, Marina Per, Neide Almeida, Suelen Ribeiro, Renato Gama, Sergio de Oliveira e Osmar Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição A Alma do Povo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de homenagear o mês da Consciência Negra, a Alesp exibe a mostra "Pretarte - a alma do povo", com fotografias que retratam a luta por respeito e dignidade. As 28 obras do fotógrafo Osmar Dias Moura apresentam diferentes artistas negros: atores, músicos, dançarinos, modelos e educadores.

Osmar trabalha com textos e fotografias de arte e cultura negra, mas tem focado em colaborar com a divulgação de artistas negros que não conseguem sobreviver somente da arte. "Vários deles não contam com espaço para mostrar seu trabalho na grande mídia. Resolvi fotografá-los para fazer os posts no meu blog, que inspirou essa mostra", explica o fotógrafo.

O artista começou a fotografar há cinco anos, sempre próximo aos elementos da cultura afro. "Como é esse o ambiente que frequento, comecei naturalmente. Antes era apenas um hobby", conta. Ele também ressalta a importância da resistência do povo negro: "Apesar de todo o potencial e talento, nós negros somos sempre colocados em segundo plano. Precisamos brigar e batalhar para conseguir nossos espaços".

Um bate papo no lançamento da exposição envolveu os protagonistas das fotografias que compõem a mostra. São artistas da dança, do teatro, da música e da moda, embora as suas profissões não tenham relação direta com o talento que os une.

Sérgio de Oliveira, músico e especialista em tecnologia, acredita que o "olhar fotográfico" do artista tem a intenção de captar a emoção. "A proposta de Osmar Moura é muito interessante porque consegue destacar a negritude não somente na arte, mas nas tecnologias e na área médica e odontológica", fala.

Para a escritora, socióloga e educadora Neide Almeida, a arte é um importante meio de expressão e conhecimento de outras culturas. "Quando falamos de consciência negra, estamos falando da compreensão de toda a sociedade, incluindo a relação entre negros e não negros."



Exposição "Pretarte - a alma do povo negro"

Artista: Osmar Dias Moura

Período: até 23/11

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Espaço Heróis de 32 - Alesp

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações:
(11) 3886-6610


alesp