Alesp aprova homenagem e moção de pesar pela morte do senador Major Olímpio, vítima da Covid-19

Proposta foi de autoria do deputado Campos Machado
07/04/2021 17:48 | Segurança Pública e Assuntos Penitenciários | Da redação - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264296.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim preside a comissão em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264297.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264298.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenente Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264305.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Borgo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Altair Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264303.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, durante reunião virtual na tarde desta quarta-feira (7/4), a manifestação de pesar pela morte do senador Major Olimpio.

A Moção 57/2021, de autoria do deputado Campos Machado (Avante), que tramitava em regime de urgência, visa homenagear o político que morreu vítima da Covid-19 em 18 de março passado.

Nela, o Parlamento presta condolências pelo falecimento do senador da República eleito pelo Estado de São Paulo. Major Olimpio foi eleito senador nas eleições de 2018, e antes foi deputado federal e deputado estadual por dois mandatos na Alesp.

Na proposta, Campos Machado exaltou a postura do senador. ?Major Olimpio levava no peito a marca da franqueza, da verdade, da honradez e da combatividade, tudo para assegurar os direitos e garantias de servidores públicos, especialmente os policiais militares, dos menos favorecidos e dos injustiçados?, declarou. A tramitação foi concluída e agora a homenagem será realizada, sem necessitar passar pelo Plenário.

Na ocasião, também foi aprovado o projeto de lei de autoria do deputado Tenente Coimbra (PSL), que determina a comemoração do Dia dos Atiradores de Tiro de Guerra em cinco de setembro de cada ano.

De acordo com o texto, a data é a mesma de quando foi criada a Confederação de Tiro Brasileira, em 1906, pelo Ministro da Guerra da época, Marechal Hermes da Fonseca. A proposta explica que o político, ?em apoio ao Consagrado Coronel Honorário do Exército Antônio Carlos Lopes, criou a Confederação de Tiro Brasileira, através do Decreto de Lei 1503. A Confederação do Tiro Brasileiro tinha como missão coordenar as sociedades de tiro ao alvo espalhadas pelo território brasileiro.?

Tenente Coimbra, em sua declaração na medida, julgou que essa modalidade de Serviço Militar é um direito do cidadão. ?Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial. Mais que caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição para a defesa da Pátria?, concluiu.

Os parlamentares acataram ainda, conclusivamente, propostas que aplaudem policias, instituem denominações para órgãos da polícia, manifestam repúdio contra atitudes violentas e que fazem apelos a autoridades.

O deputado Altair Moraes (Republicanos) afirmou que o encontro foi o último do biênio e assim como o deputado Tenente Nascimento (PSL), agradeceu e parabenizou o presidente da comissão, deputado Delegado Olim (PP), pela condução dos trabalhos durante o período.

Além dos citados, participaram da reunião a deputada Adriana Borgo (Pros) e os deputados Jorge Caruso (MDB) e Major Mecca (PSL).


alesp