Barretos poderá se tornar aglomerado urbano

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
07/06/2021 10:45 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Texto e fotos: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa -  Sebastião Santos (REPUBLICANOS)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg268272.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Determinado pelo crescimento e da abertura de novas oportunidades de trabalho, geração de emprego e renda, além do fomento do turismo regional e condições para ampliação do comércio do interior paulista, o deputado Sebastião Santos (REPUBLICANOS) protocolou, na Assembleia Legislativa, o PLC 16/2021, Projeto de Lei Complementar, que pretende transformar a região de Barretos em aglomerado urbano, visando o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida local.

O PLC inclui os municípios de Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severínia, Guaíra, Taiaçu, Terra Roxa e Taquaral. O projeto ressalta ainda a implantação do Conselho de Desenvolvimento, com caráter normativo e deliberativo, que deverá ser elo entre a aglomeração urbana, o Estado e a União.

De acordo com o projeto, será necessária a elaboração de estudos de caracterização das áreas sugeridas visando à análise da estrutura urbana e eixo de transporte; aspectos demográficos e fatores de desempenho econômico; recursos hídricos, saneamento e áreas de proteção ambiental, além da análise dos fluxos existentes entre os municípios da região, como transporte coletivo, saúde, educação, carregamento rodoviário e deslocamento pendulares.

Ainda segundo trechos da proposta, Barretos possui forte impacto na economia do Estado de São Paulo, o que deve ser potencializado com a criação da aglomeração urbana, uma vez que beneficiará toda a população por meio da cooperação das diversas instâncias do governo.


alesp