Conscientização da campanha Maio Roxo deveria ocorrer o ano todo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
07/06/2023 16:42 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas

Compartilhar:

Deputada Solange Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prevenção ainda é o melhor remédio

Por que falar do maio roxo, mês da conscientização das doenças inflamatórias intestinais, em junho? Você pode responder. Ouviu algo sobre doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa?

A falta de informação ainda é um desafio para pacientes e até médicos. Por isso a deputada estadual Solange Freitas apresentou no mês passado duas indicações na área da saúde referentes ao maio roxo. Mas só falou sobre isso em junho, nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa. "Pra mostrar ao governo do Estado a importância de atender as minhas indicações", reforça a deputada.

Solange Freitas foi procurada pela doutora Bianca Schiavetti, médica gastroenterologista, engajada na causa das doenças inflamatórias intestinais com objetivo de ajudar os pacientes.

Diante disso, a parlamentar apresentou duas indicações: Uma é a ampliação do calendário de divulgação de doenças inflamatórias intestinais no Estado. Já a outra é adoção de providências urgentes para a implantação, nas unidades do Ame da Baixada, tratamento especializado para as pessoas com doenças inflamatórias intestinais.

Atualmente na Baixada Santista, somente a cidade de Santos possui atendimento especializado.

No próximo domingo, fará um ano que o pai da deputada morreu com o diagnóstico de Retocolite Ulcerativa. Tudo começou com uma diarreia que não passava e ninguém descobria a causa. Infelizmente, Solange perdeu seu pai para doença, mas luta para que as pessoas tenham acesso à descoberta rapidamente para então ter a chance de tratamento.

As doenças inflamatórias intestinais são doenças pouco faladas, mas que afetam milhões de pessoas. E são representadas pela Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, que são crônicas, ainda não têm cura. O diagnóstico muitas vezes é demorado, pois falta instituição de tratamento adequado e há poucos profissionais especializados na área.

"O impacto que estas doenças trazem para a sociedade, tanto no que se refere à perda de qualidade de vida, como no afastamento das atividades de trabalho é imenso. Eu não posso mais lutar pelo meu pai, mas posso lutar por todos nós. Peço ao governador que atenda meus pedidos, informação salva vidas", conclui a deputada.


alesp