E-Atestado: Projeto de Lei aguarda votação final na Alesp desde 2017

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
07/06/2023 16:53 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Atestado Medico Digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) poderá votar neste ano o Projeto de Lei 397/16, de autoria do deputado Edmir Chedid (União), que tornará obrigatória a emissão de atestados médicos digitais (E-Atestado). Pela proposta, os infratores deverão pagar multa de R$ 6.852,00, que corresponde a 200 Ufesps - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.

De acordo com o Projeto de Lei, o E-Atestado deverá conter ou não um relatório emitido por médicos ou dentistas indicando a necessidade de afastamento do paciente de suas funções profissionais, por um prazo determinado e por meio de um sistema específico, utilizando-se de segurança digital. "Esta é uma forma de diminuir as fraudes", garantiu.

À época, Edmir Chedid explicou ainda que o E-Atestado seria indispensável para médicos e dentistas das redes pública e privada. "Para se ter uma ideia, mais de 1 mil atestados prontos para a venda chegaram a ser apreendidos de uma só vez na capital paulista. Este tipo de crime já resultou na prisão em flagrante de muitas pessoas", lembrou Edmir Chedid.

O Projeto de Lei foi aprovado em 2016. Dois meses depois, no entanto, acabou sendo vetado pelo então governador Geraldo Alckmin - atual vice-presidente da República. "Depois, conseguimos retomar as discussões e colocá-lo novamente na Ordem do Dia. Isso ocorreu em sete de março de 2017 e, desde então, aguardamos a votação final", concluiu.

https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1312628

(link da propositura)


alesp