Frente Parlamentar discute os Municípios de Interesse Turístico


07/08/2018 13:27 | MITs | Isabella Tuma - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Sebastião Misiara, Jarbas Favoretto, Daniela Brito, Júnior Aprillanti, João Caramez, Romildo Campello, Clodomiro Correia e Marco Antonio Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jarbas Favoretto, Daniela Brito, Júnior Aprillanti, João Caramez, Romildo Campello, Clodomiro Correia, Marco Antonio Castello Branco e Sebastião Misiara	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Misiara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Misiara, Jarbas Favoretto, Daniela Brito, Junior Aprillanti, João Caramez, Romildo Campello e Clodomiro Correia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo sediou uma reunião da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios de Interesse Turístico do Estado. No encontro, foi discutida a ampliação do número de estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs) de São Paulo e o aumento de recursos do fundo voltado para o turismo do Estado.

Solicitada pelo deputado João Caramez (PSB), a reunião foi realizada na segunda-feira (6/8). Segundo o parlamentar, a área do turismo pode ajudar o Estado a diminuir a atual taxa de desemprego. "Pode-se dizer que no turismo a matéria-prima chama-se gente. Não se pode colocar um robô para ser um guia turístico, um artesão, ou um chefe de cozinha", afirma.

Hoje, o Estado conta com 70 estâncias e 140 MITs. A principal reivindicação de Daniela Brito, presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado (Amitesp) e prefeita de Monteiro Lobato, é aumentar esses números. "A ideia é facilitar o acesso ao que nos interessa em termos de legislação e de aprovação quando o projeto que torna os MITs é encaminhado", diz.

O secretário de Turismo Júnior Aprillanti lembrou que São Paulo é o único estado brasileiro que possui políticas públicas nessa área.

A mesa foi formada também por Clodomiro Correia, segundo secretário da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias de São Paulo (Aprecesp), representando Marco Aurélio, presidente da Aprecesp; Jarbas Favoretto, presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (Amitur); Marco Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista; Romildo Campello, secretário de Cultura de São Paulo; e Sebastião Misiara, presidente da União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp).

alesp