Trem intercidades desenha novos horizontes para o desenvolvimento de São Paulo


07/11/2019 09:40 | Atividade Parlamentar | Dirceu Dalben*

Compartilhar:

Dirceu Dalben é deputado estadual pelo PL<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um novo ciclo de desenvolvimento no Estado de São Paulo será aberto com a concessão para a implantação do Trem Intercidades, inicialmente no trecho entre a capital, Jundiaí e Campinas. O projeto ainda prevê a extensão até Americana e outros trechos entre São Paulo e Sorocaba, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

O cronograma para o Trem Intercidades foi anunciado no último dia 30 de outubro pelo governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, durante o evento que lançou o programa de concessões e parcerias público-privadas.

A estimativa é que o edital para o Trem seja publicado em junho de 2020, e a assinatura dos contratos com a empresa vencedora no início de 2021. A ligação ferroviária entre São Paulo e Campinas utilizaria a estrutura da linha 7 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que será objeto de concessão.

Serão inúmeras as oportunidades abertas com a implantação do Trem Intercidades, que representará o resgate de um transporte, o ferroviário, que foi responsável pelo grande salto de crescimento urbano e econômico de São Paulo entre os séculos 19 e 20, mas que foi infelizmente abandonado.

Novos negócios serão viabilizados, novas vagas serão criadas, neste momento em que a grande prioridade paulista e nacional deve ser a geração de emprego e renda. Não é possível mais admitir que 13 milhões de brasileiros estejam desempregados e outros milhões, subempregados.

O governo paulista demonstra uma preciosa visão de futuro com essa iniciativa. Um dos pontos de estrangulamento para o crescimento do Estado e do país tem sido o dos nós na logística e na mobilidade. É fundamental desamarrar estes nós, ampliar o leque de modais de transporte à disposição de passageiros e para o transporte de cargas. Fortalecer o sistema ferroviário, aprimorar o transporte hidroviário que tem tanto potencial, mas que ainda é sub-explorado e gerar ambiente para a estruturação dos aeroportos regionais. Tudo isso descentralizando a economia, fortalecendo as regiões, de forma associada à articulação de novas regiões metropolitanas.

Em vários momentos críticos da história brasileira São Paulo deu o exemplo de coragem, de pioneirismo, de vanguarda em ações e projetos para novas etapas de desenvolvimento. Às portas da terceira década do século 21, é hora do Estado retomar esse papel de liderança, com a implementação de um sistema de transportes múltiplo e sustentável, menos poluente, em sintonia com as demandas da necessária economia de baixo carbono.

alesp