Prevenção da Aids é tema do Dezembro Vermelho


07/12/2018 15:07 | Atividade parlamentar | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2018/fg228502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mês de dezembro é marcado pelas ações de prevenção do HIV/Aids. É o Dezembro Vermelho, campanha oficializada no Estado de São Paulo por meio da Lei 16.633/2018, de autoria do deputado Roberto Engler.

O 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o que justifica a escolha do último mês do ano para a realização da campanha, que aborda prevenção, esclarecimentos e informações sobre o HIV/Aids e suas formas de transmissão, detecção e tratamento.

As ações devem ser lideradas pela Secretaria Estadual da Saúde, e podem contar com a cooperação de entidades e organizações civis. "A intenção do Dezembro Vermelho é intensificar o debate sobre a Aids, que segue sendo grave e atual", ressaltou o deputado Roberto Engler.

Segundo dados do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, é possível estimar que mais de 800 mil casos de Aids foram registrados no Brasil desde a década de 1980.

Embora tratamentos mais recentes, por meio de antirretrovirais, tenham aumentado a qualidade de vida dos pacientes, a prevenção continua sendo a melhor opção.

Além disso, mais uma vez alinhado com os preceitos do Dia Mundial de Combate à Aids, o Dezembro Vermelho objetiva também acabar com a discriminação contra as pessoas portadoras do HIV, comportamento caracterizado como crime passível de punição com reclusão e multa.


alesp