Lideranças femininas recebem medalha Theodosina Ribeiro


08/03/2019 14:35 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Theodosina Ribeiro e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desde seu segundo ano no Parlamento paulista, a deputada Leci Brandão vem valorizando a atuação de mulheres que contribuíram e contribuem para com o desenvolvimento econômico, social e humano da sociedade. "O objetivo da criação da Medalha Theodosina foi, justamente, organizar uma cerimônia de reconhecimento do Poder Público a lideranças femininas da nossa sociedade. Nossas heroínas estão sempre fazendo a diferença. Cabe a nós mostrar quem elas são e a importância do trabalho delas na vida das pessoas", explicou Leci. A cerimônia será no dia 11 de março, segunda-feira, às 9h30, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, sendo um evento gratuito e aberto ao público em geral.

Neste ano a medalha vai agregar o reconhecimento público a uma personalidade importante da história dos movimentos sociais "in memoriam". Lélia Gonzalez é o primeiro nome a batizar uma edição do prêmio que já está no seu sétimo ano.

Inspiração para o nome da Medalha, Theodosina Rosário Ribeiro nasceu em 29 de maio de 1930 na cidade de Barretos (SP). Foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros ingressarem na política.

alesp