Arsesp garante que Barragem de Salto Grande é segura


08/08/2019 09:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi | Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Rafa Zimbaldi (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Assim como afirmou o promotor do Ministério Público, Ivan Castanheiro no dia 25/6, o diretor da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Marcos Roberto Lopomo também disse aos deputados, que compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alesp, que analisa os riscos de rompimento da Barragem de Salto Grande, localizada em Americana, que a estrutura é segura.

"Diante de toda documentação de autoclassificação apresentada pela CPFL Renováveis, das fiscalizações in loco da Arsesp e também do cumprimento do cronograma do plano de segurança, pode-se dizer que a Barragem de Salto Grande é segura do ponto de vista da matriz de classificação", garantiu Lopomo.

A matriz de classificação citada pelo diretor é estabelecida pela Resolução Normativa 696/2015, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão na qual a Arsesp é conveniada, no âmbito estadual, para realizar as fiscalizações em três setores: saneamento, gás canalizado e energia.

"Começamos essa CPI em função de uma reportagem que afirmava que a Barragem de Salto Grande poderia se romper e tirar do mapa as cidades de Americana e Limeira. Ouvimos do Ministério Público que essa possibilidade não existe e agora a ARSESP também garante a segurança do local, então acredito que o papel dessa comissão está sendo cumprido", afirmou o relator da CPI, deputado Rafa Zimbaldi.


alesp