Comissão de Ciência discute o cenário da tecnologia em São Paulo


08/08/2019 12:12 | Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação | Amanda Nascimento - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Marco Antonio Zago<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Kenny e Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José e Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leticia Aguiar e Professor Kenny<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel e Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Antonio Zago<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão e Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação realizada na quarta-feira (8/8), os parlamentares ouviram Marco Antonio Zago, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp). Uma das pautas discutidas foi a criação do Programa Ciência para o Desenvolvimento. "A novidade é que ele está focado em temas da nossa vida diária e que interessam para São Paulo, por exemplo segurança pública e educação secundária".

O deputado Sérgio Victor (NOVO), presidente da comissão, destacou a contribuição do programa. "Eu acho super interessante, eles não tinham programas de pesquisas induzidas. Esse vem para suprir uma necessidade que já está escancarada, são pesquisas para cidades inteligentes, educação, saúde e manufatura. É importante ver que a Fapesp vai dar um direcionamento para essa demanda do Estado".

A deputada Beth Sahão (PT) citou a necessidade de investimentos nas entidades de pesquisa. "É muito pouco o que a Fapesp ainda destina. Eu sei que a intenção é boa, são R$ 120 milhões para os 19 institutos, mas que acabam não chegando a eles. Zago mesmo reconhece que os institutos estão numa situação dificílima, quase calamitosa".

O programa Ciência para o Desenvolvimento aguarda a publicação do edital para que seja colocado em prática.

Além dos citados, também estiveram presentes os deputados Leticia Aguiar, Professora Bebel, Ed Thomas, Professor Kenny, Reinaldo Alguz, Marina Helou, Daniel José e Wellington Moura.

alesp