Criada a CPI das Fake News


08/11/2018 11:07 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:


A CPI das Fake News, que pretende investigar a divulgação notícias falsas no âmbito do Estado de São Paulo, teve sua criação publicada no Diário Oficial no último dia 31/10. Autor da proposta, o deputado Edson Giriboni aguarda agora a nomeação dos membros para que a comissão seja instalada.

"Trabalharemos para apurar os autores dessas notícias que são divulgadas nas redes sociais e afetam a vida de muitas pessoas", afirma o parlamentar, que lembra uma notícia divulgada no último final de semana que dizia que o Enem tinha sido cancelado: "é preciso coibir esse tipo de compartilhamento".

Apresentado em agosto deste ano, o requerimento de Giriboni propõe a formação de uma comissão com nove deputados a fim de investigar, no prazo de noventa dias, as fake news, seus autores e o negócio por trás delas. A proposta da CPI foi bem aceita e recebeu 32 assinaturas e adesão de vários partidos.

As fake news tomaram grandes proporções e têm influenciando a opinião pública de maneira irresponsável e até criminosa, desde política, educação, até saúde, por meio de informações mentirosas disseminadas diariamente pela internet.

"É importante verificar toda informação antes de dividir com alguém, pois, ao repassarmos notícias falsas, podemos prejudicar pessoas, influenciar questões de saúde, ou difamar alguém perante a sociedade", enfatiza Giriboni.


alesp