Exposição aborda a transformação da argila em delicadas obras


08/11/2018 18:56 | Exposição | Larissa Seretti - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição: Costurando a Vida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227418.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Baseada no universo feminino, a exposição Costurando a Vida, da artista plástica e ceramista Eunice Jardim, chegou à Assembleia Legislativa. São 50 obras que mostram o contraste entre o aspecto bruto da argila e a delicadeza dos tecidos.

Desde roupas em miniatura e colares até lingeries, as esculturas trazem a essência e o movimento do corpo, passando pelas fases da vida da mulher. Crochê, bordados e tricôs juntam-se à cerâmica, além da reciclagem de vidros e papéis. Eunice explica que a ideia de produzir essas peças surgiu do diálogo com outras mulheres de sua família: "Nessas conversas sempre ouvíamos muitas coisas sobre realização no campo profissional, pessoal, desejos, frustrações, hobbies".

A artista, que antes trabalhava como professora de educação física, sempre teve dom para a costura.

Ela conta que fez seu primeiro vestido aos nove anos de idade. "Não gostava do padrão de roupinhas que me faziam, então quis fazer as minhas."

Quando começou a trabalhar com argila, percebeu que apesar de o material apresentar-se de forma bruta na embalagem, poderia ser transformado em algo com movimento, agregado à costura. "Fui pesquisando novos materiais para que pudesse dar mais realismo às obras, com as influências que tinha do corpo feminino."

Quando a curadora e ceramista Eliana Tsuru viu o grande acervo da artista, sugeriu realizar a exposição. Eliana caracteriza a forma de se expressar de Eunice: "Tem muito conhecimento de técnica, estilo, uma personalidade muito feminina.Isso transparece na obra".

Para a curadora da exposição, seu trabalho vai além do visual. "É a sensação do tato, que faz parte da arte. Na abertura da exposição, todos queriam tocar as peças", disse.

Eunice já foi premiada e participou de exposições em diversos países, como Itália, Portugal e Suíça. Além disso, suas obras foram expostas e vendidas em Hong Kong, Bangkok e Estados Unidos. Foi vencedora do primeiro Prêmio Universo Cerâmico na Assembleia Legislativa em 2016.

Exposição Costurando a Vida

Artista: Eunice Jardim

Curadora: Eliana Tsuru

Período: até o dia 16/11 

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h 

Local: Espaço V Centenário

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera 

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610

alesp