Sessão solene homenageia Programa de Resistência às Drogas


08/11/2019 12:48 | Evento | Mauricia Figueira - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

 Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos colaboradores do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos colaboradores do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos colaboradores do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos colaboradores do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos colaboradores do Proerd<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alunos da Escola Gianfrancesco Guarnieri, localizada no bairro do Brás, visitaram a Alesp pela primeira vez na manhã desta sexta-feira (8/11), para participar de uma sessão solene em homenagem ao Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Entre as crianças, estava Sofia, de 11 anos. Estudante do quinto ano do ensino fundamental, Sofia está participando das aulas do Proerd, dadas pela Polícia Militar na sua escola. "Sempre que lembro do Proerd eu lembro que eu preciso ser forte para continuar", falou Sofia sobre o Programa.

O Proerd foi criado em 1993 com o intuito de conscientizar jovens quanto ao uso das drogas. O Programa já formou mais de dez milhões de crianças no Estado de São Paulo.

A policial militar Carla Veiga é instrutora do Proerd há 19 anos e já instruiu 33 mil crianças. "Nós não falamos sobre drogas. Falamos da importância de ter uma vida saudável. O novo currículo é sobre tomada de decisões. São eles que vão fazer as escolhas. Falamos da importância do respeito, da responsabilidade. Esse é o nosso trabalho", comentou Carla. Muitos dos alunos que fizeram a formação com ela a encontram anos depois e dizem que nunca experimentaram um cigarro, e nunca fizeram uso de bebida alcóolica. "Isso é muito importante", disse a policial.

Durante a solenidade várias autoridades do Proerd foram homenageadas. Entre elas, a Coronel Helena dos Santos Reis, diretora de polícia comunitária e de direitos humanos e coordenadora estadual do Proerd. Para ela, esse é o programa preventivo mais importante da Polícia Militar. "A ideia é conversar com a criança em uma idade que há propensão para novas descobertas e direcionar essa criança no sentido de que tome decisões saudáveis e conscientes. Não é só dizer que a droga é ruim. É ensinar esse ser humano a tomar decisões conscientes, a pensar nos reflexos e efeitos daquilo que ela está fazendo e, principalmente, a dizer não àquilo que for negativo para ela", destacou a coronel.

O proponente da solenidade foi o deputado Gil Diniz (PSL). O filho do deputado estuda numa escola da zona leste de São Paulo e também participou do Proerd. "Policiais militares dentro da sala de aula ensinando prevenção à droga e à violência é impactante", disse o deputado.

Também participaram da solenidade os deputados Castello Branco, Major Mecca e Altair Moraes.

alesp