Em ato solene, educadoras infantis municipais pedem reconhecimento como professoras

Profissionais do Estado já têm esse reconhecimento me lei sancionada em 2013
09/04/2021 10:51 | Evento | Beatriz Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Ato Solene "Somos Todas Professoras" em ambiente Virtual Clique para ver a imagem "> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nina Fernandez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simone Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Mandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nani Lira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Ato Solene "Somos Todas Professoras" em ambiente Virtual Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Ato Solene "Somos Todas Professoras" em ambiente Virtual Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Ato Solene "Somos Todas Professoras" em ambiente Virtual Clique para ver a imagem ">

Educadoras infantis municipais pediram reconhecimento como professoras durante ato solene virtual promovido na noite desta quinta-feira (8/4) pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL).

O encontro reuniu diversas educadoras que compõem o movimento "Somos Todas Professoras". O que elas pedem é a transformação do cargo de Auxiliar de Educação Infantil em Professor de Educação Infantil quando preenchidos os requisitos.

Na sua participação, Nany Lira, educadora da creche da Universidade de São Paulo (USP), onde a transformação já foi realizada por meio da lei 1.202/2013, afirmou que as profissionais enfrentaram muitas dificuldades até alcançar o reconhecimento. "Foram 35 anos de luta. Durante esses anos, foram muitas tentativas e mobilizações. Ocorreram greves, movimentos, chamávamos os deputados para nos acompanhar em audiências, travamos essa luta muito devagar, mas muito intensamente", disse.

Em resposta, Giannazi demonstrou apoio às educadoras que ainda lutam para ter a carreira incluída na atividade do magistério municipal. "É uma luta importante. Uma referência. Mostra a vários municípios que é possível vencer essa batalha", disse.

O parlamentar é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1/2020, que garante observância à Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (LDB), que reconhece o ensino infantil como a primeira etapa da educação básica. Atualmente, a proposta se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Márcia Falco, educadora infantil em Presidente Prudente, criticou a forma como o município lida com a carreira das educadoras. "Nós continuamos sendo lesadas e usadas por vários governos que vêm na contramão do que a LDB propõe e nos assegura, uma recepção jurídica", disse.

Assista ao evento na íntegra

alesp