Padre Afonso Lobato toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Cerimônia foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Alesp, deputado André do Prado
09/04/2021 10:59 | Cerimônia | Luiz Rheda - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato e André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato e André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato e André do Prado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato e André do Prado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato e André do Prado	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato toma posse na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264489.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato toma posse na Alesp	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato toma posse na Alesp	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato toma posse na Alesp	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Padre Afonso Lobato (PV) tomou posse como deputado estadual na manhã desta sexta-feira (9/4). A cerimônia, realizada no Salão Nobre da Presidência, teve como anfitrião o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado.

É a quinta vez que o político ocupa uma vaga no Legislativo paulista. Natural de Redenção da Serra, no interior de São Paulo, José Afonso Lobato é sacerdote da Igreja Católica há 30 anos e foi deputado estadual entre 2003 e 2019. Ele assumiu novamente o cargo em razão da perda temporária de mandato do deputado Fernando Cury (Cidadania), aprovada pelo Plenário da Assembleia no dia 1º de abril.

Ao tomar posse, o parlamentar disse que sua expectativa é fazer com que o mandato de deputado estadual atinja o objetivo que, no seu entendimento, é construir uma sociedade melhor.

?Assumo o cargo colocando-me à serviço da população. O mandato é uma ferramenta importante e eu percebi, como padre, que é um instrumento que, aliado à minha vocação e à minha escolha, amplia a forma da gente trabalhar. Hoje precisamos ser acolhedores e sensíveis à dor do outro, porque vivemos momentos em que, às vezes, o egoísmo fala mais alto?, disse.

Na cerimônia, André do Prado desejou sucesso ao colega. ?É uma honra muito grande ter dado posse ao meu querido e grande amigo, representante da mesma região que eu, padre Afonso Lobato. Todos nós já conhecemos o trabalho dele como deputado, com suas conquistas para o Estado de São Paulo e para o Vale do Paraíba. Então sua chegada à Alesp vai agregar muito a esta Casa?, disse.

Biografia

Formado em Filosofia, Teologia e Direito, o parlamentar contou que decidiu entrar para a política para ajudar as pessoas. Em 2002, disputou pela primeira vez uma vaga no Parlamento estadual, sendo eleito com 41.334 votos. Foi reconduzido ao cargo em 2006 com 67.138 votos e em 2010 com 87.764 votos.

Para o quarto mandato, que começou em 15 de março de 2015, foi reeleito com 81.837 votos. No último pleito, em 2018, obteve 59.156, número que o deixou na suplência parlamentar.

Durante sua passagem pela Alesp, padre Afonso Lobato deu especial atenção às áreas da saúde, meio ambiente e promoção social, tanto na apresentação de propostas e votações em Plenário, quanto como membros de comissões permanentes da Assembleia, tendo integrado, por exemplo, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Como deputado, foi autor de diversas leis, como a que instituiu a Política Estadual de Incentivo ao Uso da Bicicleta e a que estabeleceu critérios de transparência que deveriam ser seguidos pelos estabelecimentos paulistas para a cobrança de dívidas dos consumidores.

A criação de uma Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo e a regulamentação da cobrança em estacionamentos também são normas propostas por ele.

Ao longo da sua trajetória, o parlamentar tem oferecido apoio às Santas Casas, hospitais e instituições de recuperação de dependentes químicos, além de trabalhado por projetos culturais, esportivos e de qualificação profissional.



alesp