CICLO ILP+FAPESP COMPLETA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 COM QUATRO EVENTOS

Os vídeos estão disponíveis no canal da Rede ALESP no YouTube, e mais quatro encontros já estão programados para o segundo semestre.
09/06/2021 16:29 | on-line | Any Ortega

Compartilhar:


O Ciclo ILP+FAPESP de Ciência e Inovação, que é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Rede ALESP para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, a gestores públicos e a parlamentares, completou o segundo semestre de 2021 com quatro eventos. Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro dos objetivos do ILP relativos à realização de estudos, pesquisas e debates para o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas no Estado, bem como ao subsídio aos trabalhos parlamentares, em termos de suporte técnico-temático à ação legislativa para definição de medidas que estimulem o desenvolvimento da sociedade paulista.

O Ciclo se iniciou em 1º de março, quando o evento "COVID-19: A corrida das vacinas" reuniu pesquisadores brasileiros envolvidos com os estudos clínicos de fase 3 das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, que apresentaram o desenvolvimento dos testes e as perspectivas de utilização dos novos imunizantes. Foram eles Dimas Tadeu Covas, Lily Yin Weckx, Edson Duarte Moreira Jr. e Beatriz Grinsztejn, que trataram das vacinas CoronaVac, AZD122, BTN162 e Ad26.COV2.S.

Na sequência, em 5 de abril, o encontro "Amazônia: tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade" abordou a maneira como tecnologias disruptivas e modelos bioeconômicos estão promovendo inovações na exploração sustentável do bioma, e como tais ferramentas contribuem para a melhoria social da população local, para o desenvolvimento econômico e para a preservação ambiental e sociocultural da região. O assunto foi tratado por Carlos Nobre, Paulo Artaxo, Gilberto Câmara Neto e Adalberto Luis Val, com as palestras "Amazônia 4.0", "A floresta e as mudanças climáticas globais", "Monitoramento do desmatamento na Amazônia" e "Amazônia: por um compromisso permanente".

O terceiro evento, realizado em 3 de maio, teve como título "Tecnologias Quânticas Emergentes", e abordou como uma nova revolução tecnológica baseada em fundamentos da física quântica está levando diversos países a fazerem investimentos estratégicos, em um contexto em que empresas de tecnologia associadas a universidades disputam uma corrida para construir computadores e sistemas quânticos, com forte impacto em setores como comunicações, agricultura e saúde. Os palestrantes foram Luiz Davidovich, Barbara Lopes Amaral, Gustavo Wiederhecker e Paulo Nussenzveig, que abordaram os temas "A segunda onda das Tecnologias Quânticas e iniciativas ao redor do mundo", "As grandes áreas das Tecnologias Quânticas", "Aplicações vislumbradas para Tecnologias Quânticas em São Paulo" e "QuInTec - A Iniciativa Quântica de São Paulo".

Em 7 de Junho o tema foi "Aprendizados da Pandemia", que abordou como as alterações sociais e econômicas e as novas demandas nas áreas de saúde, ciência e tecnologia provocadas pela pandemia da Covid-19 trouxeram aprendizados para a sociedade brasileira para o enfrentamento do chamado "novo normal". Nessa data os colaboradores foram Simone Deos ("Impactos da pandemia sobre a teoria e a política macroeconômica"), Marta Arretche ("O que os governos fizeram na pandemia"), Luciana Hashiba ("Inovação e pandemia - diferentes efeitos em diferentes organizações") e Paulo Saldiva ("Fisiopatologia da COVID-19: aprendizados e incertezas").



Todos os eventos foram mediados pelo diretor-presidente da FAPESP, prof. Carlos Américo Pacheco, e podem ser assistidos no canal da Rede ALESP no YouTube:

Covid-19: a corrida das vacinas: https://www.youtube.com/watch?v=RxNTr8PcgJU

Amazônia: tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=jaP9Am8AjLw

Tecnologias Quânticas Emergentes: https://www.youtube.com/watch?v=bDlTqU8uWYk

Aprendizados da Pandemia: https://www.youtube.com/watch?v=add4BsVCMIE

A programação do segundo semestre de 2021 já tem agenda reservada para mais quatro eventos:

[30 de agosto] Covid-19: variantes e estratégias de monitoramento e controle.

[27 de setembro] Autismo.

[25 de outubro] O futuro das cidades pós-pandemia.

[29 de novembro] Tecnologias inovadoras no campo.

alesp