Ato solene homenageia lideranças e organizações LGBTQIA+ na Alesp

Evento promovido pela deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) reconheceu trajetórias de ativistas e instituições que lutam por direitos e igualdade
09/06/2025 17:29 | Mês do Orgulho | Fernanda Franco - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Ato solene no auditório Paulo Kobayashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Mônica Seixas do Movimento Pretas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereadora Luana Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alessandra DumDum de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ator Guilherme Terreri Lima Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Performance musical<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a personalidades LGBTQIA+<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do ato solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celebração das trajetórias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sediou, na noite da última sexta-feira (6), um ato solene para enaltecer e reconhecer o trabalho de ativistas e organizações LGBTQIA + que se destacam em todo o estado. A sigla LGBTQIA+ representa a comunidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais e assexuais, além de outras identidades gênero e orientações sexuais não listadas indicadas pelo sinal "+". Na cerimônia, organizada pela deputada Mônica Seixas do Movimento Pretas (Psol), houve performances musicais, artísticas e foram entregues certificados de reconhecimento.

"Hoje a gente traz aqui 40 personalidades, desde pessoas muito conhecidas a pessoas anônimas, que dedicam sua vida a garantir direitos. Orgulhosamente a gente abre a Alesp para essa comunidade", disse a deputada. Mônica Seixas lembrou que junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e afirmou que o evento busca "agradecer todos aqueles que constroem cotidianamente uma sociedade mais justa" e falar da luta de uma comunidade já historicamente marginalizada.

Essa realidade foi reforçada pela vereadora Luana Alves, que como mulher preta e pessoa LGBTQIA +, revelou que nem sempre consegue ter momentos de alegria e celebração. "Normalmente a gente está correndo ?atrás de incêndio?", disse. Em seu trabalho, contou que geralmente é chamada para resolver situações de preconceitos em escolas e serviços de saúde, por exemplo.

Além disso, a vereadora disse que eventos como esses são importantes para se criar uma rede de apoio. "Às vezes, a luta da nossa comunidade é muito solitária, a depender de onde a gente está."

Reconhecimento

O evento foi marcado por homenagens individuais e coletivas, dando visibilidade à atuação política e social de quem tem protagonizado ações em defesa da comunidade LGBTQIA+. Dentre eles destacam-se representantes do bloco de carnaval Maria Sapatão; da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra); da Associação Famílias e Resistência; do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais (Fonatrans); e do coletivo de estudantes trans e intersexo da USP.

Ao longo do ato solene, diversos homenageados fizeram discursos emocionados ressaltando conquistas, desafios, importância da mobilização contínua para as futuras gerações e, principalmente, a necessidade de homenagear representantes da comunidade em vida. "É um orgulho ainda maior, como uma mulher travesti, estar recebendo esses prêmios em vida, porque geralmente a gente só é lembrada depois de morta. Receber em vida é muito orgulhoso porque a gente pode agradecer", destacou Alessandra DumDum de Souza, primeira mulher trans da história de Osasco.

O ator, youtuber, palestrante e drag queen brasileiro, Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, ressaltou a importância do evento em uma casa legislativa. "As nossas vidas são legados infinitos de orgulho. Ninguém nunca vai poder tirar isso da gente", concluiu.

Assista ao Ato Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp