Conscientização da população no combate ao contrabando


09/08/2017 18:36 | Da assessoria do deputado Jorge Caruso

Compartilhar:

Conscientização da população no combate ao contrabando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206342.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O contrabando é um grave problema social para a sociedade e para a economia paulistas. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), o país perde R$ 130 bilhões por ano com a prática criminosa de entrada de produtos ilegais.

Milhares de empregos são ceifados, além dos prejuízos substanciais para os cofres públicos - dinheiro de arrecadação que deixa de ser usado em saúde, educação e segurança pública, por exemplo.

O deputado Jorge Caruso(PMDB), presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando, apresentou a pedido de lideranças da indústria o Projeto de Lei 584/2017, que institui o dia 3 de agosto como o Dia Estadual de Combate ao Contrabando.

"Um dia de conscientização de toda sociedade contra essa chaga que é o contrabando, uma prática criminosa que mina os cofres públicos, drenando dinheiro que deveria ser usado na melhoria de vida da nossa gente", justifica Caruso.

Segundo a justificativa do projeto: "considerando a relevância do tema, é fundamental instituir dia de conscientização e de discussão do assunto, de forma permanente, de modo que as ações a serem planejadas e adotadas possam ser acompanhadas e monitoradas pela população".

"Espera-se que, no futuro, o Dia Estadual de Combate ao Contrabando seja dispensável, mas que hoje seja o farol de mobilização social para a resolução deste grave problema", conclui Caruso.

alesp