Inaugurada em fevereiro deste ano, a unidade do Poupatempo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conta atualmente com um conceito de atendimento inovador e foco nos serviços digitais. No local é oferecido 154 serviços de diferentes instituições. A unidade conta com um espaço para realizar cerca de 200 atendimentos presenciais e 300 virtuais por dia. Desde a inauguração no Palácio 9 de Julho, a unidade já realizou mais de 4 mil atendimentos presenciais. Devido à pandemia do coronavírus, o posto do Poupatempo na Alesp está funcionando com a capacidade reduzida e prioriza serviços que necessita do cidadão para a conclusão, como por exemplo a emissão do RG, que é necessário a coleta biométrica digital, e alguns serviços oferecidos pelo Detran.SP. Leonardo Maciel, superintendente do Poupatempo, comentou sobre o ritmo do programa e o acesso a cidades menores. "Para estar sempre perto da população, o programa segue em ritmo de ampliação. A integração com o órgão estadual de trânsito nos permitirá chegar à cidades de menor porte, e não é só na quantidade imposta pelo Estado que estamos avançando, ainda este ano chegaremos a 180 serviços digitais e pelo menos 240 em 2022" afirmou. Os serviços mais procurados que estão disponíveis no Poupatempo da Alesp são os de RG e CNH. Aproximadamente 140 serviços são oferecidos nos canais digitais. Para ser atendido presencialmente, é necessário fazer um agendamento de data e horário pelo portal do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.