Moradores de São José dos Campos reclamam de falta d'água em bairros do município

Audiências Públicas Orçamento 2020 - São José dos Campos
09/09/2019 17:32 | Participação popular | Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239528.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a atividade industrial como base da economia, a cidade do extremo leste do Estado de São Paulo recebeu a quarta audiência pública do orçamento de 2020 nesta segunda-feira (9/9), presidida pelo deputado Castello Branco (PSL).

O assunto mais colocado em pauta pelos presentes foi a falta d"água nos bairros de São Matheus e Canindu. Luzia Natália Pereira é moradora de um dos bairros e contou que a situação é grave. "Vocês não sabem o que é ver crianças tomando banho de chuva, bebês recém-nascidos, mães tendo que tirar os bichinhos transmissores de doenças da água e ferver para fazer comida para os seus filhos".

O deputado Enio Tatto (PT) comentou a situação do bairro São Matheus. "Eu vou me colocar a disposição e pedirei uma audiência para prefeitura, a Sabesp e o governo do Estado, para a gente tirar isso do papel".

Outra demanda que ficou em evidência na audiência pública de São José dos Campos foi a de Thiago Pereira, do movimento conservador da cidade. Segundo o munícipe, é preciso um Hospital de Clínicas para a zona leste da cidade com cerca de 180 leitos para desafogar o pronto socorro local. "Eu gostaria que o Estado olhasse para a região leste com um pouco mais de atenção".

A deputada Leticia Aguiar (PSL) disse que já conhecia boa parte das demandas e prestou solidariedade aos moradores do São Mateus. "Estamos levando todas essas informações para a nossa equipe técnica e veremos como unir forças para que isso seja solucionado".

O asfalto que impossibilita o trânsito de carros e de caminhões na rodovia SP 50, localizada na região norte do município fez essa ser a segunda demanda mais pedida no encontro, além de pedidos de reforma de escolas, hospitais e prédios ligados à segurança pública. "São as mesmas solicitações já feitas há vários anos dentro da discussão do orçamento do governo do Estado. Ficamos a disposição para continuar lutando até conseguir todas essas obras", explicou o vereador Wagner Balieiro (PT).

O deputado Enio Tatto explicou que para o atendimento dessas demandas é preciso que sejam revistos alguns outros gastos como a renúncia fiscal. "Existe uma renúncia fiscal por ano de R$ 25 bilhões dada a empresas que tem desconto ou isenção no pagamento de impostos".

O deputado Castello Branco comentou que foi protocolado um Projeto de Lei que derruba o sigilo que existe sobre essa renúncia. "Não sou contra nem a favor, mas quero saber quem é quem".

A próxima reunião será realizada na próxima segunda-feira (16/9) no município de Itapeva, às 11h.


alesp