Movimento contra o fim do Fundeb e pelo financiamento da educação superior


09/09/2019 06:47 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Professora Bebel

Compartilhar:


A deputada Professora Bebel promove nesta quinta-feira (12/9) reunião para criação de um movimento contra o fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pelo financiamento da educação superior no país. A reunião acontece às 10h30, na sala 1113, 1º andar da Alesp.

O assunto começou a ser discutido em encontro, no dia 29/8, em São Paulo, e contou com a presença de representantes da Undime, Cenpec e Dieese, além do deputado federal Alencar Santana, do sociólogo Cesar Callegari, ex-membro do Conselho Nacional de Educação e Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA) e de assessores de deputados.

Bebel diz que o debate sobre a garantia de recursos por meio do Fundeb, que podem ser extinto no ano que vem, é necessário e urgente. "A sociedade precisa ter conhecimento da importância desse financiamento. Com o fim do Fundeb, municípios do Estado perderão no mínimo 7 bilhões de reais que seriam distribuídos entre eles, isso de acordo com o relatório de 2018 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)", disse a Professora Bebel.

A deputada destacou que a ideia é estabelecer uma grande articulação. "Precisamos acumular forças para que esse debate se fortaleça. Por isso, eu fiz um chamado a toda a sociedade comprometida com a educação para participassem desse movimento contra o fim do Fundeb", enfatizou.


alesp