Fisioterapia respiratória ajuda na recuperação das vítimas da Covid-19

Profissional alerta para processo inflamatório sistêmico causado pelo coronavírus
10/05/2021 11:02 | Entrevista | Da redação

Compartilhar:




As sequelas da Covid-19 em pessoas recuperadas da doença foram tema da entrevista concedida pela fisioterapeuta Laís Oliveira ao Jornal da Rede Alesp na sexta-feira (7/5).

A profissional, que é especializada no atendimento residencial, falou sobre algumas das principais sequelas identificadas em pacientes que saíram da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). "A falta de ar pode ser uma sequela permanente devido ao comprometimento que o vírus causa", disse.

Em dados oficiais, o Estado de São Paulo já conta com 2,65 milhões de recuperados da Covid-19. No entanto, um recente estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido mostrou que 7 em cada 10 pessoas internadas pela doença apresentam sequelas por até 5 meses.

Um dos principais casos tratados pela fisioterapeuta é a dispneia, que é o cansaço excessivo acompanhado da falta de ar. Durante a entrevista, Laís reforçou que apesar dos sintomas serem os mesmos, o procedimento não é igual para todos. "A fisioterapia vai de acordo com cada paciente, que deve ter um tratamento específico para ele", afirmou.

Perguntada sobre os procedimentos do atendimento residencial, a fisioterapeuta lembrou que o sistema respiratório não é o único afetado pelo vírus. "A Covid traz um processo inflamatório sistêmico por todo o corpo", disse a fisioterapeuta que, segundo ela, tem tratado pacientes com problemas motores obtidos após a contaminação pelo novo coronavírus.


alesp