Cobrança por mais leitos de UTI para Covid-19 em Ribeirão Preto

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
10/07/2020 15:05 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

Rafael Silva: "Não podemos deixar ocorrer aqui o que já houve em outras cidades do Brasil: pessoas morrerem por falta de leitos"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Três dias após enviar ofícios ao governador do Estado, João Doria, ao secretário de Saúde, José Henrique Germann, e ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, alertando para um possível colapso na rede de saúde de Ribeirão Preto, o deputado Rafael Silva volta a exigir medidas que auxiliem diretamente os hospitais da cidade, depois de o boletim da prefeitura informar que resta apenas um leito vago de UTI para pacientes com Covid-19.

"Você que está lendo aqui a notícia conseguiria dizer quem será a próxima vítima dessa doença? Ninguém sabe. Pode ser um parente seu, pode ser você, pode ser um filho, um pai, uma mãe. Não podemos deixar acontecer com Ribeirão o que ocorreu e ocorre em algumas localidades do Brasil, com pessoas morrendo por falta de vaga em UTI. Estou alertando para isso faz tempo", afirma Rafael Silva.

Nesta quinta-feira (09/07) o deputado voltou a acionar as autoridades estaduais. Rafael cita que a cidade, que chegou a 214 óbitos, já tem mais mortes que vários países juntos, como Austrália (106), Nova Zelândia (22), Uruguai (29), Paraguai (20) e o Líbano (36), num total de 213.

Nos novos ofícios, o deputado solicita medidas urgentes para Ribeirão, entre elas a transferência de verbas diretamente para os hospitais, como o próprio HC. "Há verba vinda dos governos estadual e federal, mas não se observa o uso estratégico, correto disso. Faltam até medicamentos", ressaltou.

Rafael Silva lembra que leitos de UTI também serão necessários para outros pacientes de doenças igualmente graves, ou vítimas de acidentes, por exemplo.


alesp