Revolução Constitucionalista de 1932 é celebrada na Tribuna Virtual

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
10/07/2020 13:03 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento na Tribuna Virtual.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2020/fg251165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Tenente Nascimento (PSL) usou a Tribuna Virtual da Assembleia Legislativa de São Paulo para prestar homenagem ao Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, que completou o 88º aniversário nesta quinta-feira 09 de julho.

Tenente Nascimento ressalta que a celebração relembra a luta dos paulistas em favor da Constituição e pela conquista da liberdade e da democracia. "Essa é uma data importante quando em 1932 teve inicio com grande concentração de massa em defesa e o estabelecimento de uma Constituição, não foi um movimento em defesa apenas de um Estado e sim pela democracia em nosso país," afirmou o parlamentar.

Tradicionalmente em São Paulo é realizado no Parque do Ibirapuera, o desfile cívico-militar em frente ao Mausoléu do Obelisco, onde estão sepultados os jovens Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, que ficaram conhecidos como os mártires do Movimento Constitucionalista pela sigla MMDC. Mas em decorrência das restrições pela pandemia do coronavírus o feriado foi antecipado e as manifestações e homenagens ocorreram apenas de forma virtual.

Tenente Nascimento analisou o movimento de forma positiva para o país. "Naquele 9 de julho começaram os enfrentamentos. Em 23 de maio, os quatro jovens tombaram, na Praça da República, contra as forças da ditadura Vargas. Eles morreram cedo para viver sempre em nossa memória. Na época perdemos a batalha, mas tivemos a garantia de uma guerra vencida, quando em 1934 fora instituída a Constituição que trouxe as regras trabalhistas, direito das mulheres ao voto e a eleição de uma mulher, Carlota Pereira de Queirós, eleita a primeira deputada federal no Brasil", concluiu o deputado Tenente Nascimento.

alesp