Deputados debatem a inclusão de música nas escolas estaduais paulistas


10/09/2019 15:37 | Educação e Cultura | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Valeria Bolsonaro e Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão e Daniel José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos e Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José e Bruno Ganem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239618.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tornar o ensino de música obrigatório na Base Nacional Comum Curricular do Estado de São Paulo. Esta foi a principal pauta dos parlamentares na reunião da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, realizada nesta terça-feira (10/9), no Plenário D. Pedro I.

Os deputados discutiram o Projeto de Lei 584/2018, de autoria do deputado Fernando Cury (PPS), que compareceu à reunião para defender o texto. "A música é uma das melhores formas de aprendizado de idiomas e está cada vez mais inserida nas escolas, tornando quase que natural o desenvolvimento intelectual e o armazenamento de informações na memória mais eficazes", declarou o autor do projeto.

O deputado Daniel José (NOVO) se colocou contrário à aprovação da medida, alegando que uma legislação estadual não pode modificar a base nacional, além de argumentar que a disciplina de artes inclusa na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) já cita a disciplina de música.

O deputado Gilmaci Santos (PRB) pediu vistas do item para melhor análise do mérito. A deputada Professora Bebel (PT) elogia o teor da medida, lamentando o adiamento da discussão. "É uma riqueza este projeto, ele é lindo. A música ativa o cérebro e faz com que o menino goste de matemática. O pedido de vistas é para fazer um redesenho, debatendo o autor e o relator", explicou.

Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados Bruno Ganem, Carlos Giannazi, Leci Brandão, Roberto Engler e Valéria Bolsonaro.


alesp