À Rede Alesp, secretária de Estado de Esportes diz que prioridade da pasta é aliar o esporte à educação

Coronel Helena Reis concedeu entrevista exclusiva ao Estúdio Alesp nesta quarta-feira, 11
11/01/2023 16:12 | Entrevista | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Coronel Helena Reis em entrevista ao Estúdio Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Helena Reis em entrevista ao Estúdio Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Helena Reis em entrevista ao Estúdio Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A secretária de Estado de Esportes, Coronel Helena Reis, afirmou em entrevista exclusiva concedida à Rede Alesp nesta quarta-feira (11), que a prioridade de sua gestão à frente da pasta será a integração entre o esporte e a educação no Estado de São Paulo.

"O esporte tem um impacto muito positivo na educação, na saúde e na segurança pública, e tem o papel fundamental de tirar as crianças da situação de vulnerabilidade social", afirmou a nova secretária.

Helena Reis assumiu o comando da pasta no dia 1º de janeiro. Em entrevista ao programa Estúdio Alesp, a secretária afirmou que já conversa com a Secretaria de Educação do Estado para traçar a parceria entre as pastas. "Temos um grande desafio que é encarar o esporte como política pública transversal a todas as demais áreas", disse.

De acordo com a secretária, o esporte deverá estar presente na vida das crianças e adolescentes do Estado como atividade complementar à educação, além de cumprir o papel de combate à criminalidade. "Investir em prevenção é economizar em medidas corretivas. E o esporte é prevenção", completou.

Programas esportivos

A secretária de Esportes afirmou também que já iniciou as discussões com prefeitos paulistas para dar continuidade a programas do governo anterior - como o Projeto Arena Esportiva, que leva infraestrutura para a prática esportiva nos municípios - e que pretende ampliar o investimento para a área. "O esporte tem esse escopo de envolver a comunidade e as famílias. Queremos estar mais próximos das cidades, dos prefeitos e dos secretários municipais".

Além disso, Helena Reis destacou os programas voltados para atletas do Estado de São Paulo. Segundo a secretária, o governo estadual buscará ampliar o investimento nos centros de formação de atletas e no Bolsa Talento, que é a bolsa paga a atletas de alto rendimento.

Os investimentos também deverão se estender aos atletas paralímpicos e envolver as federações esportivas, afirmou a secretária.


alesp