Deputada busca solução para dengue em Catanduva


11/02/2020 06:37 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:

Beth Sahão e Marcos Boulos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg246839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o superintendente do Centro de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde do Estado, Marcos Boulos, na sede da Sucen, na sexta-feira (7/2), a deputada Beth Sahão (PT) buscou ajuda para a epidemia de dengue em Catanduva.

A parlamentar solicitou a liberação de novos lotes de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti " transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya e recebeu a informação que a Secretaria de Saúde irá liberar recursos para compra de medicamentos que aliviam os sintomas da doença, além de soro fisiológico.

Boulos admitiu que o Estado precisa ajudar Catanduva, pois a cidade pode ter alta mortalidade em razão da dengue tipo 2, quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos.

A cidade registrou as três primeiras mortes causadas pela dengue na quarta-feira (5/2). O município possui 773 casos positivos de dengue e 1.819 notificações ainda aguardam resultados de exames.

Segundo números da secretaria, a cidade atingiu infestação 7.1, ou seja, a cada 100 casas, em 7 foram encontradas larvas. Esse nível é considerado alarmante, pois é sete vezes maior que o ideal. Acima de 3.9, a situação é considerada de risco.

Beth também questionou o superintendente quanto a intenção do governador em fechar a Sucen e transformá-la em um departamento de vigilância epidemiológica, que atuaria em conjunto com outros departamentos.

Boulos acredita que a reorganização não ocasionará cortes de funcionários nem de pesquisadores.


alesp