CICLO ILP+FAPESP DEBATE O TEMA TECNOLOGIAS QUÂNTICAS EMERGENTES

Estudiosos e pesquisadores da área se reuniram para apresentar as novidades e o histórico desse tipo de tecnologia.
11/05/2021 09:55 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa

Compartilhar:


A física quântica surgiu de um desejo de um grupo de cientistas - dentre eles, Albert Einstein, Max Planck e Marie Curie " de conhecer o microcosmo, um universo até então pouco explorado. Cem anos após, surge um mundo tecnológico que muito deve a esses entusiastas da ciência. Foi justamente para falar sobre as tecnologias quânticas emergentes que o Ciclo ILP + FAPESP reuniu, na segunda-feira, dia 3 de maio, um time de renomados pesquisadores da área.

Quem introduziu o evento foi a analista legislativa do ILP, Any Ortega que, após destacar a importância de se pensar o papel social da ciência e da tecnológica, passou a palavra para o mediador Carlos Pacheco, diretor-presidente da FAPESP, que introduziu os palestrantes. O primeiro deles foi o professor Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências. Entusiasta da pesquisa e do apoio à ciência, o professor começou a explicar sobre os impactos do que ficou conhecido como a "Revolução dos Quantos", uma série de descobertas que mudaram completamente o rumo das novas tecnologias. Durante a sua fala, o físico deu destaque às evidências que comprovam que, sem a física quântica, o mundo em que habitamos seria significativamente diferente.

Mais adiante, a fala foi passada para a física professora Bárbara Amaral, que abordou as vantagens dos emergentes computadores quânticos no que diz respeito à transmissão, à manipulação e ao armazenamento de dados. Após conceituar alguns pontos relevantes ao funcionamento desse tipo de tecnologia, Bárbara discorreu sobre o principal empecilho que diz respeito ao desenvolvimento de computadores desse tipo: a dificuldade de se criptografar as informações trocadas ou, em outras palavras, de manter a sua confidencialidade. Contudo, a física pontuou que, por ser uma tecnologia em pleno desenvolvimento, podemos esperar que problemas como este sejam contornados.

Ao fim da exposição de Amaral, foi a vez do professor Gustavo Wiederhecker falar sobre as aplicações de tecnologias quânticas no Estado de São Paulo, focando no desenvolvimento de sensores de variadas funções: sensores de campos magnéticos, que auxiliam em ressonâncias magnéticas, sensores voltados a medição de grandezas físicas, relógios atômicos etc..

Em seguida, foi o professor Paulo Nussenzveig quem teve a palavra, apresentando dados e pesquisas sobre as "iniciativas quânticas" no Brasil e no mundo. Dado o fim das apresentações, o matemático Marcelo Terra Cunha convidou os interessados no assunto para um debate sobre o mesmo tema, que acontecerá no dia 12 de maio, quarta-feira, às 18:00, por meio do canal oficial do INCT-IQ, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica. Para conferir o evento de segunda-feira na integra, acesse o endereço https://www.youtube.com/watch?v=bDlTqU8uWYk .

alesp