CPI quer conhecer riscos reais de barragem


11/06/2019 16:59 | Barragem Salto Grande | Ines Jordana e Karina Freitas - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Roberto Morais, Dirceu Dalben e Luiz Fernando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafa Zimbaldi e Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída para investigar a situação da Barragem de Salto Grande, localizada no município de Americana, aprovou na terça-feira (11/6) convite a prefeitos, promotores e a jornalista da TV Bandeirantes, para prestarem esclarecimentos sobre os riscos de rompimento da barragem. A reunião ocorreu no auditório Teotônio Vilela, da Alesp. A barragem foi construída em 1949 e segundo a ANA, Agência Nacional de Águias, apresenta alto risco de rompimento.

O convite envolve representantes dos municípios de Limeira, Piracicaba, Americana e Sumaré, que serão recebidos na próxima reunião, marcada para terça-feira (18/6), em função de reportagem do jornalista Fabio Pannunzio da TV Bandeirantes. "A matéria evidenciou os riscos da população que reside nesses municípios, caso ocorra o rompimento da barragem", explicou o deputado Roberto Moraes (PPS), presidente da CPI.

A comissão também debateu a visita de parlamentares ao município de Americana para conhecer de perto a situação e os riscos apresentados pela barragem. "Para essa comissão é necessário ir ao local com dados e um técnico acompanhando para tomarmos conhecimento e ver realmente como está a manutenção, quais os riscos e perigos da barragem", explicou o deputado Dirceu Dalben (PL), solicitante da visita.

Dos sete requerimentos da pauta, somente um teve pedido de vista: um da deputada Beth Sahão (PT), que sugere a vinda de representantes do Movimento Atingidos por Barragens para falarem sobre a segurança das barragens do estado. O pedido de vista foi do relator da Comissão, deputado Rafa Zimbaldi (PSB). "A CPI da Barragem de Salto Grande trata precisamente da segurança da represa. Vamos encaminhar a proposta à Comissão de Infraestrutura junto com a Comissão de Meio Ambiente para montar uma subcomissão que possa fazer uma análise de todas as outras barragens", disse.

Outros requerimentos aprovados propõem a presença de representantes do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de São Paulo (GAEMA) e da Companhia Ambiental (CETESB) para prestarem depoimentos e informações sobre estudos em relação à barragem e sua fiscalização.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Adalberto Freitas, Cezar, Luiz Fernando T. Ferreira, Rafa Zimbaldi e Ricardo Madalena.

alesp