Solicitadas informações sobre pontos de gestão de águas subterrâneas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
11/08/2020 16:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia solicitou à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente informações sobre os pontos específicos da gestão de águas subterrâneas na cidade de São Paulo.

"O Brasil vive a ameaça de privatização dos serviços de saneamento básico e de mercantilização de suas águas subterrâneas, que colocam em risco nossa soberania nacional. Como membro do Legislativo paulista, precisamos de um diagnóstico mínimo desse cenário na capital e como esse projeto de lei pode afetar a maior cidade do país", explicou Márcia Lia.

Por meio de requerimento de informação 448/2020, protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no início do mês de julho, a parlamentar pede acesso aos dados das 15 maiores outorgas de água subterrâneas sob gestão do Estado na capital paulista. Ela quer uma relação dessas concessões, os volumes outorgados e os usos definidos.

Márcia Lia também solicita estudos que comprovem a capacidade de extração das águas subterrâneas da cidade de São Paulo, qual o volume explorável e quanto desse total já foi atingido.

Além disso, a deputada está interessada na qualidade química das águas subterrâneas do Aquífero São Paulo, quais são os indicadores que referendam esses dados e se existe um novo estudo sobre esse assunto.


alesp