Exposição faz apelo em prol da Fundação Oncocentro


11/11/2019 16:40 | Arte na Alesp | Fabio Donato - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição 'Oncocentro - Diagnóstico e Reabilitação - 45 anos no combate ao câncer'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Oncocentro - Diagnóstico e Reabilitação - 45 anos no combate ao câncer'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Oncocentro - Diagnóstico e Reabilitação - 45 anos no combate ao câncer'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243730.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Oncocentro - Diagnóstico e Reabilitação - 45 anos no combate ao câncer'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição 'Oncocentro - Diagnóstico e Reabilitação - 45 anos no combate ao câncer'<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243732.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) é uma instituição pública criada por um grupo de professores da Faculdade de Medicina da USP com o objetivo de incentivar a pesquisa, o ensino e a assistência à oncologia. Após mudanças de nome e função ao longo dos anos, o Fosp atualmente é responsável por cerca de 280 mil exames para detecção de câncer no Estado.

A Assembleia Legislativa de São Paulo recebe uma exposição que pretende contar, em banners, cartazes e imagens impactantes, a necessidade da fundação para a saúde pública dos paulistas e ao mesmo tempo apelar aos parlamentares para a rejeição do desmonte da fundação, que é preterida pelo governo estadual, de acordo com os organizadores. A mostra está montada no Espaço Villas Boas, no andar Monumental.

Segundo dados internos, a Fundação Oncocentro realizou em 2018, 5.163 consultas e atendeu 2.548 pacientes. Ainda segundo informações da própria Fosp, o laboratório tem a maior produção dentre os serviços públicos do Estado e o investimento da Secretaria da Saúde é de R$ 450 mil mensais, o que representa 0,05% do orçamento da pasta.

Psicólogo da Fundação, Paulo Cirillo falou sobre a necessidade de valorização do trabalho, exibido através da mostra. "A exposição visa sensibilizar as pessoas sobre o que é a Fundação Oncocentro. É preciso ter consciência clara da fundamental importância do seu trabalho", disse.

Cirillo ainda exemplificou a relevância do trabalho desenvolvido, fazendo uma analogia com a população do Uruguai. "São 85 funcionários, cada um deles atingiu 3.500 pacientes em 2018. Ou na sua vida, ou sobrevida, ou qualidade de vida. Se projetarmos isso em 45 anos de existência, significa quatro vezes a população do Uruguai de pessoas atendidas pelo nosso trabalho", afirmou. Segundo dados do Banco Mundial, a população uruguaia estimada em 2017 era de 3.4 milhões de pessoas.

A reserva do espaço destinado à exposição foi de iniciativa da deputada Beth Sahão (PT).

alesp