Proteção a agentes que denunciarem crimes de corrupção é aprovada


11/12/2019 06:49 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas

Compartilhar:

Agente Federal Danilo Balas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 799/2019, de autoria do deputado Agente Federal Danilo Balas, que assegura proteção aos agentes públicos que denunciarem atos de corrupção e improbidade sejam penalizados tanto administrativamente quanto judicialmente por parte da Administração Pública.

Segundo Danilo Balas, a proposta é de suma importância, pois trará a segurança necessária aos agentes públicos, que não poderão ser responsabilizados em nenhuma esfera por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento dessa, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública. "Isso é para dar segurança aos agentes públicos que prezam pela honestidade e pelo princípio da moralidade dos atos administrativos. Trabalhei intensamente no combate à corrupção. O ser humano corrupto é um câncer na sociedade. Essa é a doença que mais mata."

A iniciativa é muito bem-vinda, principalmente nesse momento de processo de transição que passa o Brasil. Todos os dias, os brasileiros tomam conhecimento, por parte da imprensa, das operações realizadas pela Polícia Federal, e também por outros órgãos, relativas ao combate à corrupção, à improbidade e à criminalidade.


alesp