SP pode ter lei que incentiva o uso de veículos elétricos e híbridos


11/12/2019 06:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Emidio de Souza

Compartilhar:


O deputado Emidio de Souza apresentou um projeto de lei que autoriza o governo de São Paulo a estabelecer uma política estadual de incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos.

O PL 1256/2019, além de reduzir os problemas provocados pelos carros à combustão, beneficia o Estado com a diminuição da poluição, a melhora do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

"Essa proposta se alinha com práticas internacionais modernas e garante desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente", justificou o autor.

A política proposta por Emidio zera a tributação de IPVA cabível ao Estado a carros elétricos e reduz pela metade a tributação do imposto sobre carros híbridos pelos próximos 5 anos.

O texto também prevê a abertura de linha de crédito prioritária para incentivo à produção de veículos movidos à propulsão elétrica e híbridos.

Estudos mostram a viabilidade econômica, ambiental e técnica para a produção e comercialização de tais veículos, apontando impactos positivos na economia gerada pelo seu baixo consumo e alto desempenho.

Na justifica, Emidio argumenta: "a proposta apresentada vai no esteio de diversas experiências bem sucedidas em vários países que optaram por veículos movidos à base de energia renovável", explica.

De acordo com o PL 1256, o Estado tem até 2035 para substituir 90% da sua frota por veículos de propulsão elétrica.


alesp