Estado divulga projeto do Terminal Sul de Suzano


12/02/2020 07:55 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:


O projeto executivo do Terminal Sul de Suzano está concluído e o governo do Estado já está solicitando a emissão das licenças ambientais para iniciar as obras.

Concluída, realizará importante papel de interligar a CPTM com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais. No total, o local atenderá 14 linhas metropolitanas e seis municipais.

A luta pela construção teve início em 2015, quando Estevam solicitou à EMTU estudos para realização do projeto. Entre as ações está a duplicação de trecho da rua Prudente de Moraes e revitalização de todo o entorno. "Serão cerca de 17.698 m2 de intervenção, incluindo áreas a serem desapropriadas (em torno de 3.197 metros quadrados) e áreas cedidas pela prefeitura e CPTM", informa Baldy em relatório.

O Terminal Sul contará com 3.433 m2 de construção, com coberturas metálicas, sistema de iluminação, plataformas elevadas, pisos táteis e direcionais, bancos, lixeiras, comunicação visual e tratamento paisagístico do entorno. A área de travessia de pedestres também contará com cobertura.

O valor estimado das obras é de R$ 12,9 milhões e o prazo estimado de execução é de 12 meses. Já as desapropriações custarão em torno de R$ 6,4 milhões. Toda a obra será custeada pelo governo do Estado.

A expectativa é que cerca de 100 mil passageiros sejam beneficiados. "A cidade possui apenas o Terminal Norte, mas quem mora na região central e utiliza ônibus na área da rua Prudente de Moraes não tem nenhuma estrutura, como área de embarque e desembarque, segurança e cobertura adequada. A obra é urgente", defendeu Estevam.


alesp