Ato solene debate reabertura das escolas em meio à pandemia

A crise sanitária trouxe novos desafios para alunos e profissionais e ressaltou problemas já existentes na área
12/04/2021 10:43 | Evento | Bia Lauerti - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene - Direito à vida e à educação em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Erika Hilton<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Aparecida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Domingos Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lisete Arelaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mônica da Mandata Ativista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Direito à vida e à educação em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264517.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Direito à vida e à educação em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg264518.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ativistas e a comunidade escolar defenderam o direito à vida e à educação na pandemia, durante o ato solene virtual promovido na noite de sexta-feira (09/04) pela deputada Mônica da Mandata Ativista (PSOL). Paula Aparecida, que faz parte do mandato coletivo e a vereadora Erika Hilton colaboraram com a organização do evento.

O encontro viabilizou debates sobre a pressão para a reabertura das escolas, em meio ao crescimento da crise de saúde, a perseguição contra professores que estão em greve e a situação dos funcionários do grupo de risco que estão sendo obrigados a trabalhar presencialmente.

Foram desenvolvidos os primeiros passos para o início da elaboração de uma proposta que visa aprimorar o ensino à distância, com o objetivo de possibilitar uma maior igualdade e fornecer melhores condições para os alunos e trabalhadores. A reunião contou com a presença de ativistas, profissionais da saúde e do direito, além de representantes da comunidade escolar e entidades.

Em sua intervenção, a vereadora Erika Hilton disse que a pandemia tornou visíveis os problemas estruturais da educação municipal e estadual que já existiam, além de trazer novos desafios. ?A desvalorização dos profissionais, o sucateamento, a ótica bancária sob a qual é tratada a educação, a precarização, tentativa de colocar professores e alunos dentro da sala de aula sem colocar na prioridade da vacinação, o fechamento de turmas e a perseguição dos professores no que diz respeito a greves ?, exemplificou.

A professora da Universidade de São Paulo, Lisete Arelaro questionou a organização do retorno presencial das atividades. ?Quais escolas públicas sejam municipais ou estaduais tem condição de cumprir metade do protocolo que está posto como condição básica? O Brasil está com mortes de quatro mil pessoas estamos no auge da crise, qual o problema de cumprimos efetivamente o isolamento social??

O aluno da rede estadual Hector Batista denunciou o sofrimento dele e de seus colegas. ?Devido à falta de acesso aos aparelhos eletrônicos e conexão de internet para conseguir assistir à aula, mesmo com aplicativos gratuitos que muitas vezes falham, não conseguimos fazer pesquisa e estudar?, explicou.

Hector ainda destacou a relevância do PL 452/2020, em tramitação na Alesp, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB). A medida visa a distribuição dos aparelhos que são apreendidos pelos órgãos do Estado, para os estudantes de escolas públicas.


alesp