Semana da enfermagem reforça papel dos profissionais durante pandemia


12/05/2020 17:05 | Homenagem | Luiz Rheda

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: ingimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Essenciais na área da saúde, os enfermeiros de todo o mundo têm desempenhado papel fundamental no combate à Covid-19. Para homenagear esses trabalhadores que arriscam a própria vida para cuidar dos outros, o mundo inteiro celebra nesta terça-feira (12/5), o Dia Mundial do Enfermeiro.

No Brasil, comemora-se também a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 deste mês, em respeito a duas personalidades de destaque da área: Florence Nighthingale, considerada fundadora da enfermagem moderna, e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Para reconhecer a dedicação desses profissionais, os deputados estaduais têm apresentado uma série de propostas para melhorar a qualidade de vida e o ambiente de trabalho dos enfermeiros em todo o Estado.

Em 2019, por exemplo, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei 17.234, que obriga os hospitais públicos e privados a criar uma sala de descompressão para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A medida permite que os trabalhadores tenham um espaço para descansar durante o expediente.

Desde a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Estado, foram protocolados diversos projetos com o objetivo de proteger e recompensar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

O Projeto de Lei 248/2020, por exemplo, estabelece a jornada de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros. O deputado Professor Kenny (PP), autor da proposta, explica que "o trabalho da enfermagem, de convívio com dor, sofrimento e doença, turnos ininterruptos, sábados, domingos e feriados, más condições de trabalho, muita responsabilidade e pouca valorização, tem levado a insatisfações, ao adoecimento e ao aumento da evasão profissional".

O deputado Coronel Nishikawa (PSL), também é autor de uma proposta que garante o acréscimo de um ano no tempo de contribuição para aposentadoria aos profissionais que, no combate à Covid19, sejam acometidos pela doença.

Para ele, o Projeto de Lei 282/2020 é importante porque "os profissionais de saúde são o principal grupo exposto à doença e exercem atividade decisiva para a preservação da saúde e contenção do vírus".

As duas propostas estão na fase de apresentação de emendas parlamentares.


alesp