Confira o bate-papo com o deputado Castello Branco


12/07/2019 16:18 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Castello Branco	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg236803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos 4 anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Castello Branco.

Os últimos quatro meses

Os primeiros meses foram de adaptação para essa nova realidade. Para nós, que estamos no primeiro mandato, tudo é novo. As nossas grandes surpresas foram como funciona o parlamento e quais são as regras. Por mais que você estude o regimento interno sempre será surpreendido com possibilidades que os mais antigos conhecem, ferramentas que não compreendemos . Nesse primeiro semestre , nós apresentamos uma emenda aglutinativa ao Projeto de Lei 494/2019 , de autoria do Governador, que trata sobre a redução do ICMS dos combustíveis de aviação. Criamos uma Frente Parlamentar ligada à área da Segurança Pública e participamos de outros eventos ligados à escola sem partido, à comunidade Ítalo-brasileira, à defesa dos atiradores e colecionadores e outros vários eventos, acho que esse foi o diferencial.

Projetos, legado e futuro

O legado vai ser o de agregar valor aos relacionamentos da Assembleia Legislativa como diplomata e como uma pessoa de consenso. A abordagem será sempre técnica, fugindo do discurso ideológico, filosófico partidário e trazendo a conversa para o campo acadêmico, científico, matemático, lógico. O Brasil tem que caminhar para construir pontes e parar de criar abismos. Do contrário, todos perdem.

É importante salientar que, historicamente - nos quase 180 anos da Alesp, apenas dois militares do Exército foram deputados. O primeiro foi o lendário Coronel Erasmo Dias, que foi secretário de Segurança Pública e eu sou o segundo. Sou também o segundo "Castello Branco" a passar pela Alesp; o outro foi meu tio, Marco Antônio Castelo Branco, deputado por cinco mandatos nos anos 80 e 90. Quero defender a classe militar que foi quem me elegeu. Nós fomos eleitos por inativos e pensionistas das forças armadas, por ex-militares, por associação de veteranos e, claro, pelos próprios militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e também pelas polícias Militar, Federal e Civil, mas principalmente das Forças Armadas.

Inspiração e referências

Vou começar com Humberto de Alencar Castelo Branco, primo irmão do meu avô, uma grande inspiração. O Marechal Castelo Branco é uma figura que precisa melhor ser estudada pela sociedade brasileira. Além do primeiro presidente do governo militar, ele foi um herói da Segunda Guerra Mundial, bastante condecorado.

Coloco nesse hall Dom Pedro II, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, grandes estadistas. Fora da política eu gosto muito do Silvio Santos, um exemplo de liderança, de imagem, e muito hábil. Quem o conhece sabe que ele tem habilidades e competências diferenciadas.

Um outro exemplo que eu sempre cito é o sempre querido Brigadeiro Ozires Silva, fundador da Embraer, criador do projeto aeronáutico brasileiro, um homem extremamente humilde para importância que tem no cenário econômico e científico brasileiro.

Fecharia essa relação de ícones e heróis com o meu pai, o doutor Clóvis Saverio de Luca, médico raiz dos antigos, realizou mais de 10 mil partos, 30 mil cirurgias. Fez Faculdade de Medicina em 1948 e é um exemplo de retidão moral e de patriotismo também".

alesp