Pedida inclusão de pessoas com Síndrome de Down no grupo prioritário dentro Plano Estadual de Imunização

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
13/01/2021 14:26 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:


O deputado Edson Giriboni (PV) apresentou indicação solicitando ao governador João Doria a inclusão dos portadores de Síndrome de Down no grupo prioritário dentro do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, previsto para ter início em 25 de janeiro.

A proposta de Giriboni está embasada em um estudo apresentado pela Universidade de Oxford apontando que os portadores dessa síndrome têm dez vezes mais chance de agravamento da doença do que a população em geral. Esse trabalho, inclusive, levou o Comitê de Vacinação do Reino Unido recomendar a inclusão dessas pessoas como prioritárias na imunização. "Acredito que seria uma medida muito importante, não só porque os portadores de Síndrome de Down são mais vulneráveis à Covid, mas também porque, muitas vezes, eles convivem com outras pessoas de mais idade, também pertencentes ao grupo de risco", justificou o deputado, que acredita que, caso a medida seja adotada no Estado, possa ser replicado em todo o país, "São Paulo é exemplo", afirma.

De acordo com Plano Estadual de Imunização, na primeira fase, serão priorizados profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e pessoas com 60 anos ou mais. O governo do Estado prevê que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 28 de março.