Nova ETEC Sumaré já recebeu lajes

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
13/01/2022 12:27 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Obras da ETEC Sumaré<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2022/fg280825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As obras de construção da ETEC Sumaré - uma conquista do deputado estadual Dirceu Dalben - seguem a todo vapor. O prédio da futura escola técnica, que está sendo construída no Jardim Luiz Cia, já recebeu lajes. As obras são acompanhadas de perto pelo deputado, que defende a Educação e capacitação profissional como importantes ferramentas de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população.

"Este é mais um sonho que está sendo realizado, é uma alegria muito grande ver a ETEC Sumaré tomando forma, após anos de obras paralisadas. Desde que assumimos nosso mandato, lutamos incansavelmente junto ao Governo do Estado e o Centro Paula Souza para que fossem retomadas e concluídas o mais breve possível. É mais uma importante conquista para Sumaré e toda a região, ampliando os cursos técnicos e totalmente gratuitos para a população, com a qualidade de ensino que o Centro Paula Souza oferece", comemorou o deputado.

O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 11,2 milhões. A futura ETEC Sumaré está sendo construída na Rua Rafael Rossi, nº 197, no Jardim Luiz Cia, em um terreno de 10,4 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. As obras começaram em setembro de 2021, com duração prevista de 18 meses.

A unidade contará com 14 salas de aula, nove laboratórios (Análise Microbiológica, Análises Instrumentais, Automação, Eletricidade, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Informática, Síntese e Química), auditório, biblioteca, quadra poliesportiva com arquibancada, salas administrativas, entre outros ambientes. Segundo o Centro Paula Souza, também haverá uma Sala de Integração Criativa com Espaço Maker, com impressoras 3D, scanners 3D, mesas de corte a laser, notebooks, kits de Arduino, televisores de 65 polegadas, lousas e mobiliário. A previsão é que sejam oferecidos na unidade os cursos técnicos de Eletrônica, Logística, Meio Ambiente e Química, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Atualmente, Sumaré conta com dois pólos da ETEC, que funcionam na Escola Estadual João Franceschini, com o curso de Administração, e na FATEC, com o curso de Logística.

HISTÓRICO

Tão logo assumiu seu mandato como deputado estadual, em março de 2019, uma das primeiras ações de Dalben foi oficiar os responsáveis do Centro Paula Souza e do Governo do Estado sobre a necessidade e urgência da retomada das obras da ETEC Sumaré. Em julho de 2019, o deputado e o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, estiveram reunidos com o vice-governador, Rodrigo Garcia, para tratar do assunto.

Em agosto do mesmo ano, Dirceu Dalben também participou de audiência pública promovida pelo Governo do Estado na região de Campinas, para elaboração do Orçamento de 2020, onde apontou a necessidade de reserva de recursos para a finalização da ETEC Sumaré. No mês seguinte, em setembro de 2019, o deputado reuniu-se diretamente com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, para reforçar o pedido de retomada das obras.

"Conseguimos garantir recursos para a finalização dessa obra, porém, havia alguns problemas jurídicos que precisavam ser resolvidos antes do Centro Paula Souza realizar nova licitação. Acompanhamos de perto todos os trâmites, a concorrência pública foi realizada e as obras retomadas. Hoje, a construção da nova ETEC já é uma realidade. Só temos a agradecer ao Governo do Estado por nos atender, por compreender a importância desse equipamento de ensino para a população sumareense e de toda região de Campinas. Seguimos atentos, trabalhando e cumprindo nosso papel para que a obra seja concluída dentro do prazo previsto", finalizou Dalben.


alesp