Deputado diplomado planeja atuar por programas de distribuição de renda mais eficazes

Com mais de 807 mil votos, Eduardo Suplicy (PT) foi o parlamentar mais votado das eleições de 2022
13/01/2023 18:19 | Governo | De Fernando Bocardo - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa "Estúdio Alesp", da Rede Alesp, recebeu o deputado diplomado Eduardo Suplicy (PT), que colocou os programas sociais, a educação e a infraestrutura como suas prioridades para seu mandato que se inicia em março.

Suplicy afirmou que pretende desenvolver um programa de renda mensal para contemplar os paulistas, assegurando condições básicas de cidadania. "O propósito é construir uma sociedade justa, fraterna, solidária, em que todas as pessoas possam viver com liberdade e moradia digna", afirmou.

O parlamentar diplomado entende que a burocracia envolvida nos atuais programas de auxílio pode constranger os beneficiários e, possivelmente, atrapalha a efetiva distribuição da renda. Diante disso, ele comentou que seu objetivo até o final do mandato é garantir que as famílias paulistas carentes tenham acesso rápido e fácil à ajuda financeira.

Outra pauta abordada pelo deputado diplomado foi a da educação. Ele afirmou que investimentos na rede de ensino pública são fundamentais no combate à desigualdade social. "Prover a melhor qualidade de educação possível é um aspecto essencial para elevar a dignidade e a cidadania das nossas crianças", disse.

A entrevista na íntegra está disponível no canal da Rede Alesp no Youtube.

Outros projetos

Durante a entrevista, Suplicy ainda elogiou a aprovação de dois projetos de lei da Assembleia que contribuem para minimizar a problemática relacionada a pessoas em situação de rua.

O primeiro é o Projeto de Lei 543/2020, de autoria da deputada Érica Malunguinho (PSOL), que institui a "Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua". A proposta deve dar visibilidade à luta dessas pessoas, bem como incentivar o poder público a promover ações em defesa e promoção dos direitos dessa população.

Já o segundo é o Projeto de Lei 357/2022, de autoria do deputado Enio Tatto (PT), que propõe a criação do Censo Estadual de Pessoas em Situação de Rua. Essa pesquisa, de acordo com o autor, tem como objetivo guiar as políticas de acolhimento em saúde, educação, assistência social e trabalho para este segmento social.

Ambos os projetos receberam aval dos parlamentares no mês passado e aguardam sanção ou veto do governador.

alesp