Sessão solene homenageia os 40 anos do PT


13/03/2020 12:03 | Evento | Maurícia Figueira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Homenagem aos 40 anos do Partido dos Trabalhadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba e Luiz Marinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aos 40 anos do Partido dos Trabalhadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) foram comemorados nesta sexta-feira (13/3), na Alesp. A sessão solene comemorativa foi presidida pela deputada Professora Bebel (PT) e contou com a presença de petistas renomados, como Eduardo Suplicy, Luiz Marinho e Rui Falcão.

A Professora Bebel comentou que o PT foi fundado como um instrumento de luta dos trabalhadores. "É um partido que tem um programa baseado nas questões sociais e na camada mais baixa da população, sem esquecer o desenvolvimento econômico. O empresário tem que ganhar seu dinheiro. Mas o pobre também tem que ter poder de compra, qualidade de vida, condições de oferecer educação para seus filhos, além de acesso acesso a cultura e a saúde", destacou.

O vereador Eduardo Suplicy relembrou os tempos em que era deputado na Assembleia Legislativa. "Eu me recordo que em 1978 éramos 53 eleitos pelo MDB e 26 pela ARENA. Alguns de nós eleitos pelo MDB começávamos a agir solidariamente aos trabalhadores em greve no ABC, seja quando os lixeiros e os professores fizeram greve ou quando havia alguma situação em que os direitos humanos eram desrespeitados". Suplicy também recordou que estava presente no dia da fundação do PT, em 10 de fevereiro de 1980, juntamente com Lula, Jacó Bittar e Devanir Ribeiro.

O deputado Paulo Fiorilo (PT) ressaltou a atuação do partido em defesa dos trabalhadores. "O Partido dos Trabalhadores tem se posicionado sempre a favor dos trabalhadores, contra a retirada de direitos. Essa é uma marca do PT aqui na Assembleia Legislativa".

Para o deputado federal Rui Falcão, presidente nacional do PT entre 2011 e 2017, o governo atual é um risco para a democracia. "O PT nasceu fazendo democracia no Brasil. Hoje, 40 anos depois, corremos o risco, com esse governo antipopular, antinacional e antidemocrático, de ter uma regressão democrática profunda. Estão cortando direitos sociais, estão rasgando a Constituição. Temos que fortalecer o PT e os partidos de esquerda para impedir que a democracia seja destruída de vez", concluiu.

Estavam presentes os deputados estaduais Beth Sahão (PT), Dr. Jorge Do Carmo (PT), Leci Brandão (PCdoB), Luiz Fernando T. Ferreira (PT), Teonilio Barba (PT). Também estavam presentes os ex-deputados Antonio Mentor, Ítalo Cardoso, Marcos Martins e Simão Pedro.


alesp